Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36250
Tipo: Dissertação
Título: Análise da responsabilidade social do Centro Universitário de João Pessoa : uma contribuição para a melhoria da qualidade da educação superior privada do município
Autor(es): Amaral, Ana Paula Taigy do
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 205, determina os propósitos da educação, estabelecendo, para isso, duas dimensões a serem atendidas: uma social-coletiva e outra individual. De maneira que uma Instituição de Educação Superior (IES), mesmo de natureza privada, incorpora, em virtude da atividade desempenhada, a responsabilidade social da educação. O objetivo principal desta pesquisa é analisar quais ações e práticas do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, voltadas para a responsabilidade social da IES, corroboram a qualidade da educação superior privada do município. Para o seu desenvolvimento, optou-se por uma análise dos documentos institucionais e das informações divulgadas pelo portal e redes sociais da casa, com o auxílio de um guia de análise documental e do método de codificação e categorização (FLICK, 2009; STRAUSS; CORBIN, 2008; SIMIONATO; SOARES, 2014). Apesar da falta de publicidade dos principais documentos institucionais, foi possível identificar a responsabilidade social no Relatório de Autoavaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (2018) e em projetos, programas e metas que promovem a eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social, notabilizando-se, nesse sentido, a integração das funções entre ensino, pesquisa e extensão do centro universitário investigado. Entretanto, com a mudança do regime jurídico da entidade, após a venda (em 2018), e com o encerramento iminente do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2017-2021) atual, sugere-se acompanhamento das ações acadêmico-administrativas da organização para aferir se as conservarão nesse sentido, cumprindo a responsabilidade social da Educação.
Abstract: The Federal Constitution of 1988, in Article 205, determines the purposes of education. This Article establishes the pursuit on two dimensions: one social-collective and another individual. As a result, a Higher Education Institution (HEI), even of a private nature, incorporates, due to the activity performed, the social responsibility of education. The main objective of this research is to analyze which actions and practices of the Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, focused on the social responsibility of the HEI, corroborate the quality of private higher education in the municipality. In developing this research, we opted for an analysis of institutional documents and information published on their website and social medias accounts, with the help of a document analysis guide and the method of coding and categorization (FLICK, 2009; STRAUSS; CORBIN, 2008; SIMIONATO; SOARES, 2014). Despite the lack of publicity for the main institutional documents, it was possible to identify social responsibility in the Institutional Self-Assessment Report of the Own Evaluation Commission (2018). The social mission was also present in projects, programs and goals that promote institutional efficacy and academic and social effectiveness. Notably, in this sense, the integration of teaching, research and extension of the university center, which activities were investigated. However, with the change of the entity's legal regime, after its sale (in 2018), and with the imminent closure of the current Institutional Development Plan - PDI (2017-2021), it is suggested to follow up the organization's academic-administrative actions, to check whether these changes will maintain the institution’s focus on the social responsibility of education.
Palavras-chave: Educação superior
Centros universitários - João Pessoa (PB)
Educação privada - Qualidade
Responsabilidade social - IES
Private higher education
University Centers
Quality of education
Social responsibility of HEIs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36250
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaTaigyDoAmaral_Dissert.pdf10,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons