Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36273
Tipo: | Tese |
Título: | Ideologia e política educacional no Brasil : tendências históricas e contemporâneas |
Autor(es): | Tobias, Liliane Santos |
Primeiro Orientador: | Aragão, Wilson Honorato |
Resumo: | No atual estágio do desenvolvimento capitalista a ressignificação da crise estrutural – que vem se arrastando desde 2008 – pautou-se na propaganda de “crise ético-moral”: transmutando os determinantes socioeconômicos para uma perspectiva subjetiva/individual. A moralização do debate público foi alçada como medida de justificação e ‘concertação’ do contexto de crise, decretando falência do modelo de Estado socialdemocrata/social-liberal de “terceira via” e da ampliação de direitos e pautas progressistas. Como resultante, a aliança neoliberalismo e neoconservadorismo redimensionou o sentido ideológico-político dos espaços sociais e de lutas de classe. A face do exposto, partimos da hipótese de que em contextos de crise a educação é utilizada como uma ferramenta estratégica para a construção de consensos, aspecto que justifica o premente interesse e a necessidade de controle ideocultural pelas classes dominantes, tornando-se campo de disputas ideológicas. Diante disso, a temática central que orienta o presente trabalho de tese é ideologia e educação, tendo por objetivo geral analisar as tendências ideológicas presentes no desenvolvimento da política educacional brasileira e seus desdobramentos contemporâneos. Como objetivos específicos buscamos: identificar em cada momento histórico os principais instrumentos formulados na política educacional, situando as repercussões dos cenários econômico-políticos e as disputas ideoculturais envoltas nos debates para aprovação e implementação; compreender quais tendências da política de educação repercutem em cada estágio de desenvolvimento, identificando os avanços e recuos; e apontar as tendências contemporâneas e seus significados, sinalizando as rupturas e continuidades. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise documental (a partir de algumas legislações e documentos públicos, bem como informações coletadas em portais e sítios eletrônicos), buscando responder ao problema da pesquisa. A abordagem foi qualitativa, tendo como método o materialismo histórico-dialético. Os principais resultados identificados nos permitiu situar quatro macrotendências que se estabeleceram historicamente na política de educação: a tendência ideológica colonizadora; a tendência ideológica liberal-conservadora, a tendência ideológica modernizadora (reformista e autoritária) e a tendência ideológica progressista. A modernização conservadora, característica do “desenvolvimento desigual e combinado” brasileiro, tem reatualizado e incorporado novos elementos, considerando os determinantes impostos pelo ideário neoconservador que veio se espraiando nos últimos anos, congregando demandas inéditas com a plataformização e algoritmização do cotidiano. Assim, algumas frentes e blocos de poder tem se mobilizado, pautando suas demandas e fazendo com que a educação mantenha e incorpore novos direcionamentos, reatualizando o seu papel na construção-manutenção-reprodução do consenso. Analisar as determinações ideológicas que se estabeleceram na política de educação nos permitiu compreender quais as requisições impostas para formação da classe trabalhadora no atual cenário de crise e como isso reverbera no consenso estabelecido para reprodução da sociabilidade burguesa brasileira em seu modus operandi. |
Abstract: | In the current stage of capitalist development, the reframing of the structural crisis —ongoing since 2008 — has been based on the rhetoric of an “ethical-moral crisis,” shifting socio-economic determinants to a subjective/individual perspective. The moralization of public debate has been elevated as a means of justification and “restoration” amid the crisis, declaring the bankruptcy of the social-democratic/social-liberal “third way” model and the expansion of rights and progressive agendas. As a result, the alliance between neoliberalism and neoconservatism has redefined the ideological-political meaning of social spaces and class struggles. Based on this, we hypothesize that in times of crisis, education is used as a strategic tool for building consensus, an aspect that explains the dominant classes’ pressing interest in and need for ideocultural control, turning education into a field of ideological disputes. Given this, the central theme guiding this doctoral thesis is ideology and education, with the general objective of analyzing the ideological trends present in the development of Brazilian educational policy and its contemporary implications. Specifically, we aim to: identify, in each historical period, the main instruments formulated within educational policy, contextualizing the repercussions of economic-political scenarios and the ideocultural disputes involved in their approval and implementation; understand which trends in educational policy emerge at each stage of development, identifying advances and setbacks; and indicate contemporary trends and their meanings, highlighting ruptures and continuities. The methodology used consisted of bibliographic research and document analysis (based on selected legislation and public documents, as well as data gathered from official portals and websites), aiming to answer the research problem. The approach was qualitative, and the method adopted was historical-dialectical materialism. The main results allowed us to identify four macro-trends that have historically shaped educational policy: the colonizing ideological trend; the liberal-conservative ideological trend; the modernizing ideological trend (reformist and authoritarian); and the progressive ideological trend. Conservative modernization, characteristic of Brazil’s “uneven and combined development,” has been rearticulated and has incorporated new elements, shaped by the imperatives of the neoconservative ideology that has expanded in recent years, integrating unprecedented demands with the platformization and algorithmization of daily life. Thus, certain fronts and power blocs have mobilized, shaping their demands and prompting education to maintain and adopt new directions, reaffirming its role in the construction-maintenance-reproduction of consensus. Analyzing the ideological determinations embedded in educational policy allowed us to understand the requisites currently imposed for the formation of the working class and how this resonates with the consensus required for the reproduction of Brazilian bourgeois sociability in its modus operandi. RESUMÉN En la actual etapa de desarrollo capitalista, la redefinición de la crisis estructural – que se viene prolongando desde 2008 – se ha basado en la propaganda de una “crisis ético-moral”: la transmutación de los determinantes socioeconómicos en una perspectiva subjetiva/individual. La moralización del debate público se planteó como medida de justificación y “restauración” en el contexto de crisis, declarando la quiebra del modelo de Estado “tercera vía” socialdemócrata/socialliberal y de la ampliación de derechos y agendas progresistas. Como resultado, la alianza entre el neoliberalismo y el neoconservadurismo reformuló el significado ideológico-político de los espacios sociales y las luchas de clases. En vista de lo anterior, partimos de la hipótesis de que en contextos de crisis, la educación es utilizada como herramienta estratégica para la construcción de consensos, aspecto que justifica el acuciante interés y necesidad de control ideológico y cultural por parte de las clases dominantes, constituyéndose en un campo de disputas ideológicas. En vista de ello, el tema central que orienta este trabajo de tesis es la ideología y la educación, con el objetivo general de analizar las tendencias ideológicas presentes en el desarrollo de la política educacional brasileña y sus desdoblamientos contemporáneos. Como objetivos específicos, buscamos: identificar en cada momento histórico los principales instrumentos formulados en la política educativa, situando las repercusiones de los escenarios económico-políticos y las disputas ideológico-culturales involucradas en los debates para su aprobación e implementación; comprender qué tendencias en la política educativa inciden en cada etapa del desarrollo, identificando avances y retrocesos; y señalar las tendencias contemporáneas y sus significados, señalando rupturas y continuidades. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica y el análisis documental (con base en determinadas legislaciones y documentos públicos, así como información recolectada de portales y sitios web), buscando dar respuesta al problema de investigación. El enfoque fue cualitativo, utilizando como método el materialismo histórico-dialéctico. Los principales resultados identificados permiten situar cuatro macro tendencias que se han establecido históricamente en la política educativa: la tendencia ideológica colonizadora; la tendencia ideológica liberal-conservadora, la tendencia ideológica modernizadora (reformista y autoritaria) y la tendencia ideológica progresista. La modernización conservadora, característica del “desarrollo desigual y combinado” de Brasil, se ha actualizado e incorporado nuevos elementos, considerando los determinantes impuestos por la ideología neoconservadora que se viene difundiendo en los últimos años, aglutinando demandas inéditas com la plataformización y algoritmización de la vida cotidiana. Así, algunos frentes y bloques de poder se han movilizado, planteando sus demandas y garantizando que la educación mantenga e incorpore nuevos rumbos, reactualizando su papel en la construcción-mantenimiento-reproducción de consensos. Analizar las determinaciones ideológicas que se establecieron en la política educativa permitió comprender las exigencias impuestas a la formación de la clase trabajadora en el actual escenario de crisis y cómo esto repercute en los consensos establecidos para la reproducción de la sociabilidad burguesa brasileña en su modus operandi. |
Palavras-chave: | Política educacional História da educação Ideologia e educação Neoliberalismo Neoconservadorismo Educational Policy History of education Ideology and education Neoliberalism Conservatism Política educativa Historia de la educación Ideología y educación Conservadurismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36273 |
Data do documento: | 26-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LilianeSantosTobias_Tese.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons