Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36286
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de sexualidade: ressignificação de saberes erráticos e padrões negativos adquiridos pelo consumo precoce de conteúdo pornográfico |
Autor(es): | Varela, Jussara de Morais |
Primeiro Orientador: | Cantalice, Temilce Simões de Assis |
Resumo: | A sexualidade humana, apesar de nos acompanhar ao longo da vida, é rotineiramente tratada como um tabu e negligenciada tanto no âmbito familiar quanto no educacional, afastando a informação dos adolescentes. A pornografia frequentemente surge como fonte primária de informação sobre o tema da sexualidade. Além disso, diariamente, os adolescentes são expostos a músicas e conteúdos de redes sociais que difundem uma visão distorcida da sexualidade e de seus corpos. Atualmente, o papel dos educadores no ensino da sexualidade não deve se restringir ao ponto de vista fisiológico, mas estender-se a questões comportamentais, emocionais e sociais, que estão intrinsecamente conectadas a essa temática. Este estudo teve como objetivo analisar as questões sociais inerentes à sexualidade e o consumo precoce de pornografia por adolescentes de escola pública, por meio da aplicação de um questionário prévio e da realização de ciclos de debates e oficinas. Os temas abordados com 88 estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Vera Cruz/RN versaram sobre violência sexual e de gênero, violência contra a mulher, representações da sexualidade na indústria musical, afetividade masculina, papéis de gênero e padrões estéticos da sociedade moderna. Ao utilizar o ensino por investigação, ferramentas digitais, o debate mediado e outras metodologias, foi possível observar a aceitação, o protagonismo e a autonomia dos estudantes ao trabalharem os temas propostos. Por fim, foi desenvolvido um manual didático para auxiliar outros docentes na abordagem de temas sensíveis referentes ao ensino da sexualidade. |
Abstract: | Human sexuality, although it accompanies us throughout life, is routinely treated as a taboo and neglected both in the family and educational spheres, distancing adolescents from accurate information. Pornography often emerges as the primary source of information on the subject of sexuality. Furthermore, adolescents are daily exposed to songs and social media content that disseminate a distorted view of sexuality and their own bodies. Currently, the role of educators in teaching sexuality should not be limited to the physiological point of view but should extend to behavioral, emotional, and social issues that are intrinsically connected to this topic. This study aimed to analyze the social issues inherent to sexuality and the early consumption of pornography by public school adolescents, through the application of a preliminary questionnaire and the implementation of debate cycles and workshops. The themes addressed with 88 third-year high school students from a public school located in the municipality of Vera Cruz/RN focused on sexual and gender-based violence, violence against women, representations of sexuality in the music industry, male affectivity, gender roles, and aesthetic standards of modern society. By using inquiry-based teaching, digital tools, mediated debate, and other methodologies, it was possible to observe the students’ acceptance, protagonism, and autonomy when working with the proposed topics. Finally, a didactic manual was developed to assist other teachers in addressing sensitive topics related to sexuality education. |
Palavras-chave: | Sexualidade Educação sexual Orientação sexual Consumo de pornografia digital Conteúdo pornográfico Sexuality Sex education Sexual orientation Consumption of digital pornography Pornographic content |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36286 |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JussaraDeMoraisVarela_Dissert.pdf | 7,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons