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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36346
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias facilitadoras da aprendizagem da fisiologia do sistema cardiovascular humano |
Autor(es): | Silva, Regiana Estevam da |
Primeiro Orientador: | Albuquerque, Fabíola da Silva |
Primeiro Coorientador: | Batista, Anabelle Camarotti de Lima |
Resumo: | O ensino-aprendizagem vem sofrendo modificações no sentido de superar o ensino tradicional, buscando práticas que envolvam os alunos, valorize os seus conhecimentos prévios e os convoque a protagonizarem a construção de seus conhecimentos. A Base Nacional Curricular Comum indica que é fundamental contextualizar o ensino, tanto quanto possível, na formação do cidadão, que deve estar inserido na sociedade. O conhecimento da fisiologia do sistema cardiovascular humano tem relação direta com as doenças que estão entre as mais frequentes e uma das maiores causas de morbimortalidade na população brasileira. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi utilizar estratégias facilitadoras do ensino aprendizagem da fisiologia do sistema cardiovascular humano para estudantes do Ensino Médio. Participaram do trabalho 26 estudantes da 2a série da Escola de Referência em Ensino Médio Professor José Mendes da Silva, Timbaúba-PE. A pesquisa consistiu na realização de uma sequência didática com estratégias facilitadoras organizadas em cinco momentos, totalizando sete aulas de 50 min. Entre os elementos que utilizamos, com o objetivo de auxiliar na retomada dos conceitos e dos termos estudados de forma lúdica, construímos um criptograma (um jogo de passatempo) no qual os estudantes deveriam desvendar o termo referente a uma pergunta a partir de pistas. No primeiro momento, os alunos foram reunidos em uma roda de conversa e instigados a responder com os seus conhecimentos prévios à seguinte questão: por onde circula o sangue? Quais as estruturas por onde ele passa no nosso corpo? Esse momento foi conduzido pela docente através da manutenção do ciclo dialógico, respondendo com novas perguntas e convidando todos(as) a contribuírem com respostas. No segundo momento, em grupo, os estudantes pesquisaram em um texto didático e um vídeo sobre quais seriam as estruturas do sistema e como funcionavam e, no terceiro momento, produziram um desenho representando as estruturas do sistema cardiovascular e por onde o sangue circulava, sendo que cada grupo apresentou os seus resultados coletivamente. Ao final, individualmente, eles realizaram o criptograma. No quarto momento, a docente realizou uma aula dialogada para sistematizar os conhecimentos e ampliar o assunto. O quinto momento representou uma aplicação dos conhecimentos, através da realização da verificação do pulso antes, logo após e após cinco minutos de um exercício vigoroso. Finalmente, a docente convidou os estudantes a responderem um questionário avaliativo anônimo. Os diálogos do primeiro e terceiro momentos e as respostas do questionário avaliativo sugeriram que as estratégias utilizadas facilitaram a aprendizagem dos conteúdos do sistema cardiovascular, bem como conteúdos procedimentais e atitudinais relativos à construção colaborativa do conhecimento. Na avaliação, todos os participantes expressaram que gostaram das atividades propostas e as justificativas concordam com a literatura, em relação ao potencial de melhor aprendizagem com proposições que envolvam a participação ativa do estudante e atividades lúdicas, principalmente o criptograma. Ao conduzir as atividades, a docente ampliou a sua formação, enfrentando principalmente o desafio da manutenção ciclo dialógico evitando respostas prontas e convocando os estudantes a se expressarem e refletirem sobre o conhecimento. Ao final, o criptograma foi aperfeiçoado constituindo nosso recurso educacional. |
Abstract: | Teaching-learning has been undergoing modifications to overcome traditional teaching, seeking practices that involve students, value their prior knowledge, and invite them to take an active role in constructing their knowledge. The National Common Curricular Base indicates that it is essential to contextualize teaching, as much as possible, in the formation of citizens who should be inserted into society. Knowledge of human cardiovascular system physiology has a direct relationship with diseases that are among the most frequent and leading causes of morbidity and mortality in the Brazilian population. In this sense, the objective of this research was to use strategies to facilitate the teaching-learning of human cardiovascular system physiology for high school students. Twenty-six students from the 2nd year of the Reference School in High School Education Professor Jose Mendes da Silva, Timbailba-PE, participated in the study. The research consisted of a didactic sequence with facilitating strategies organized into five moments, totaling seven 50-minute classes. Among the elements we used, with the aim of helping to review the concepts and terms studied in a playful way, we built a cryptogram (a pastime game) in which students had to decipher the term relating to a question based on clues. In the first moment, students were gathered in a conversation circle and encouraged to respond with their prior knowledge to the following question: through which pathways does blood circulate? What structures does it pass through in our body? This moment was conducted by the teacher through the maintenance of the dialogic cycle, responding with new questions and inviting everyone to contribute with answers. In the second moment, in groups, students researched a didactic text and a video on the structures of the system and how they functioned, and in the third moment, they produced a drawing representing the structures of the cardiovascular system and the pathways through which blood circulated, with each group presenting their results collectively. Finally, individually, they completed a puzzle game (a cryptogram) with terms related to the studied content. In the fourth moment, the teacher conducted a dialogic class to systematize knowledge and expand on the subject. The fifth moment represented an application of knowledge through the verification of pulse rate before, immediately after, and five minutes after vigorous exercise. Finally, the teacher invited students to respond to an anonymous evaluative questionnaire. The dialogues from the first and third moments and the responses to the evaluative questionnaire suggested that the strategies used facilitated learning of cardiovascular system content, as well as procedural and attitudinal content related to collaborative knowledge construction. In the evaluation, all participants expressed that they enjoyed the proposed activities, and the justifications agreed with the literature regarding the potential for better learning with propositions that involve active student participation and ludic activities. By conducting the activities, the teacher expanded her training, mainly facing the challenge of maintaining the dialogic cycle, avoiding ready answers, and inviting students to express themselves and reflect on knowledge. Finally, the cryptogram has been perfected constituting our educational resource. |
Palavras-chave: | Circulação sanguínea Frequência cardíaca Coração Protagonismo estudantil Criptograma Blood circulation Heart rate Heart Student protagonism Cryptogram |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36346 |
Data do documento: | 20-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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