Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3636
Tipo: TCC
Título: Educação de Jovens e Adultos (EJA): análise da motivação para permanência na EJA dos discentes da Escola Ministro José Américo de Almeida
Autor(es): Gomes, Josibias Ferreira
Primeiro Orientador: Costa, Ricardo de Carvalho
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que teve como proposta, entender a educação de jovens e adultos (EJA) e analisou quais, motivação para permanência nos bancos escolares dos alunos da escola Ministro José Américo de Almeida e como objetivos analisou os aspectos que levam a permanência na EJA dos alunos da Escola Ministro José Américo de Almeida, como também identificar o que leva o aluno a procurar o EJA, caracterizar os fatores que influenciam o aluno a permanecer no EJA e por fim levantar quais as motivações que influenciam o aluno a permanecer nesta modalidade de ensino. Para atingir esses objetivos realizou-se uma entrevista semiestruturada na qual se levantou os dados necessários para a estruturação da pesquisa. Realizou-se a pesquisa tendo como sujeitos participantes 06 (seis) discentes que estudam na modalidade EJA. Após a coleta dos dados, estes, foram analisados e interpretados tendo presente a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo. A pesquisa nos trouxe importantes reflexões e considerações sobre a motivação dos discentes em permanecer nos bancos escolares da escola estudada, tendo como principal motivo a questão norteadora do financeiro, com vista a permitir uma melhor qualidade de vida para si e para todos os membros de sua família.
Abstract: This study presents the results of the research that had as proposal, to understand the education of youths and adults (EJA) and analyzed which, or which, motivation for permanence in the school benches of the school of the Minister José Américo de Almeida school and as objectives analyzed the aspects that lead to the permanence in the EJA of the students of the Escola José María de Almeida, as well as to identify what leads the student to look for the EJA, to characterize the factors that influence the student to remain in the EJA and to finally analyze which motivations influence the student to remain in this modality of teaching. In order to reach these objectives, a structured interview was carried out in which the necessary data for the structuring of the research were collected. The study was carried out with six (6) students studying in the EJA mode as participant subjects. After the data were collected, they were analyzed and interpreted taking into account the qualitative approach and content analysis. The research brought us important reflections and considerations about the students' motivation to remain in the school seats of the school studied, having as main motive the guiding question of the financier, in order to allow a better quality of life for himself and for all the members of his family.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação - motivação
Discentes – educação de jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3636
Data do documento: 27-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFG07032018.pdf563,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.