Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jaqueline Onice da-
dc.date.accessioned2018-03-07T11:47:46Z-
dc.date.available2018-02-05-
dc.date.available2018-03-07T11:47:46Z-
dc.date.issued2017-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3637-
dc.description.abstractThis Course Completion Work is centered on the theme of indigenous education and had as question, questions about how the training of the teachers of the State School Dr. José Lopes Ribeiro occurred? And, what resources are offered so that the pedagogical team of said school can make use for improvements in its teaching / culture? The purpose of this study was to analyze the training of indigenous teachers as mediators of knowledge. The methodology is anchored in the qualitative research, carried out through theoretical and field stages. The data collection procedures were done through questions to the manager and to the professors of the Dr. José Lopes Ribeiro State School, located in Aldeia Mont Mor in the municipality of Rio Tinto-PB. The results indicate that the work is supported by legislation, but still, it needs to have more attention of the public power.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T11:47:46Z No. of bitstreams: 1 JOS05022018.pdf: 901079 bytes, checksum: 460d5eb5257faa7f2a5d5f23029dbad4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T11:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOS05022018.pdf: 901079 bytes, checksum: 460d5eb5257faa7f2a5d5f23029dbad4 (MD5) Previous issue date: 2017-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleFormação de professores indígenas: uma educação diferenciada na Escola Estadual Indígena dr. José Lopes Ribeiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso está centrado na temática da educação indígena e teve, como questionamento, indagações acerca de como aconteceu a formação dos docentes da Escola Estadual Indígena Dr. José Lopes Ribeiro? E, quais recursos são ofertados para que a equipe pedagógica da referida escola possa fazer uso para melhorias em seu ensino/cultura? O mesmo teve como objetivo geral analisar a formação do professor indígena enquanto mediador de conhecimento. A metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, realizada através de etapas teóricas e de campo. Os procedimentos de coletas de dados se deram através de questionamentos à gestora e aos professores da Escola Estadual Dr. José Lopes Ribeiro, situada na Aldeia Mont Mor no município de Rio Tinto-PB. Os resultados apontam que o trabalho está respaldado pela legislação, mas ainda assim, necessita ter mais atenção do poder público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOS05022018.pdf879,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.