Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3637
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jaqueline Onice da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T11:47:46Z | - |
dc.date.available | 2018-02-05 | - |
dc.date.available | 2018-03-07T11:47:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3637 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work is centered on the theme of indigenous education and had as question, questions about how the training of the teachers of the State School Dr. José Lopes Ribeiro occurred? And, what resources are offered so that the pedagogical team of said school can make use for improvements in its teaching / culture? The purpose of this study was to analyze the training of indigenous teachers as mediators of knowledge. The methodology is anchored in the qualitative research, carried out through theoretical and field stages. The data collection procedures were done through questions to the manager and to the professors of the Dr. José Lopes Ribeiro State School, located in Aldeia Mont Mor in the municipality of Rio Tinto-PB. The results indicate that the work is supported by legislation, but still, it needs to have more attention of the public power. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T11:47:46Z No. of bitstreams: 1 JOS05022018.pdf: 901079 bytes, checksum: 460d5eb5257faa7f2a5d5f23029dbad4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-07T11:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOS05022018.pdf: 901079 bytes, checksum: 460d5eb5257faa7f2a5d5f23029dbad4 (MD5) Previous issue date: 2017-06-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Formação de professores indígenas: uma educação diferenciada na Escola Estadual Indígena dr. José Lopes Ribeiro | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso está centrado na temática da educação indígena e teve, como questionamento, indagações acerca de como aconteceu a formação dos docentes da Escola Estadual Indígena Dr. José Lopes Ribeiro? E, quais recursos são ofertados para que a equipe pedagógica da referida escola possa fazer uso para melhorias em seu ensino/cultura? O mesmo teve como objetivo geral analisar a formação do professor indígena enquanto mediador de conhecimento. A metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, realizada através de etapas teóricas e de campo. Os procedimentos de coletas de dados se deram através de questionamentos à gestora e aos professores da Escola Estadual Dr. José Lopes Ribeiro, situada na Aldeia Mont Mor no município de Rio Tinto-PB. Os resultados apontam que o trabalho está respaldado pela legislação, mas ainda assim, necessita ter mais atenção do poder público. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOS05022018.pdf | 879,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.