Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3637
Tipo: TCC
Título: Formação de professores indígenas: uma educação diferenciada na Escola Estadual Indígena dr. José Lopes Ribeiro
Autor(es): Silva, Jaqueline Onice da
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso está centrado na temática da educação indígena e teve, como questionamento, indagações acerca de como aconteceu a formação dos docentes da Escola Estadual Indígena Dr. José Lopes Ribeiro? E, quais recursos são ofertados para que a equipe pedagógica da referida escola possa fazer uso para melhorias em seu ensino/cultura? O mesmo teve como objetivo geral analisar a formação do professor indígena enquanto mediador de conhecimento. A metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, realizada através de etapas teóricas e de campo. Os procedimentos de coletas de dados se deram através de questionamentos à gestora e aos professores da Escola Estadual Dr. José Lopes Ribeiro, situada na Aldeia Mont Mor no município de Rio Tinto-PB. Os resultados apontam que o trabalho está respaldado pela legislação, mas ainda assim, necessita ter mais atenção do poder público.
Abstract: This Course Completion Work is centered on the theme of indigenous education and had as question, questions about how the training of the teachers of the State School Dr. José Lopes Ribeiro occurred? And, what resources are offered so that the pedagogical team of said school can make use for improvements in its teaching / culture? The purpose of this study was to analyze the training of indigenous teachers as mediators of knowledge. The methodology is anchored in the qualitative research, carried out through theoretical and field stages. The data collection procedures were done through questions to the manager and to the professors of the Dr. José Lopes Ribeiro State School, located in Aldeia Mont Mor in the municipality of Rio Tinto-PB. The results indicate that the work is supported by legislation, but still, it needs to have more attention of the public power.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação indígena
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3637
Data do documento: 7-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOS05022018.pdf879,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.