Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa, Jany Raquel de Oliveira-
dc.creatorBarbosa, Nildelane da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-07T12:13:29Z-
dc.date.available2018-02-05-
dc.date.available2018-03-07T12:13:29Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3641-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the role of the manager in the education of the field, aiming at a variable of the democratic management of the Pedagogy of the field, which has as priority a training of manager to act, as a priority, in Early Childhood Education and in the initial years Do Elementary education in rural education.We will try to reflect the importance of the School Management of the Field Education and we intend to obtain through this study, a greater understanding about what is school management in the education of the field and of everything that is part as a whole. We have with specific main objectives: to make a reflection about the school management in the education of the field, in a historical vision; Identify the challenges faced in school management of rural education.The interest in this theme arose from the concerns that emerged in the course of studies and debates on issues of issues that emerged in a study group and congresses in the area. The study, whose focus is on the role and role of the manager in the education of the field, is based on theoretical studies on the theme, among which the contribution of Caldart(2004), Gatti (2011) and Hall 2011), among others. The methodology involved documentary and bibliographic analysis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T12:13:29Z No. of bitstreams: 1 JROP05022018.pdf: 803195 bytes, checksum: f2a7924c57f1e1ecd5dca28ead05a6a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T12:13:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JROP05022018.pdf: 803195 bytes, checksum: f2a7924c57f1e1ecd5dca28ead05a6a5 (MD5) Previous issue date: 2016-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.titleGestão escolar na educação do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender e analisar o papel do gestor na educação do campo, tendo em vista a variável da gestão democrática da Pedagogia do campo, que tem como prioridade a formação do gestor para atuar, prioritariamente, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental na educação do campo. Buscamos refletir a importância da Gestão Escolar da Educação do Campo e obtivemos através deste estudo, um maior entendimento a cerca do que seja gestão escolar na educação do campo e de tudo o que faz parte como um todo. Temos com principais objetivos específicos: fazer uma reflexão sobrea gestão escolar na educação do campo, numa visão histórica; Identificar os desafios enfrentados na gestão escolar daeducação do campo. O interesse por essa temática surgiu a partir de inquietações que emergiram no decorrer dos estudos e debates em tornos das questões que emergiram em grupo de estudo e congressos na área. O estudo cujo foco se localiza nos significados papel e ou ator do gestor na educação do campo tem por base teórica os estudos desenvolvidos sobre a temática, dentre os quais se destacam a contribuição de Mello, (2001), Franco (2003) e Hall (2011), entre outros. A metodologia envolveu a análise documental e bibliográfica. Com o aumento das oportunidades de ensino foi concretizada a partir da instituição da legislação vigente, pois, não tem sido apropriado para gerar alterações significativas no processo de gestão escolar e no atendimento à escolarização dos povos do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JROP05022018.pdf784,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.