Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3647
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação e leitura de imagens: análise da representação infantil em uma sala multisseriada
metadata.dc.creator: Brito, Ana Paula Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho possui a relevância de levar para o mundo das crianças a leitura de imagens, e as contribuições que as imagens pode trazer quando se é levada para dentro da sala de aula. A nossa questão norteadora consiste em saber como ocorre a aprendizagem da leitura de imagens de uma sala multisseriada da educação infantil? Para tanto, o nosso objetivo geral consistiu em analisar a aprendizagem da leitura de imagens numa sala multisseriada de educação infantil na educação do campo na Escola Antonio Marinho dos Santos. O aporte metodológico foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Realizamos uma intervenção focalizada na leitura de imagens e completudes a partir do registro audiográfico. Os apoios que a leitura de imagens pode trazer para uma criança são inúmeros, o olhar de uma criança ao ver uma imagem pode refletir em sua vida inteira, em sua realidade cultural em seu conhecimento de mundo dentro e fora do seu cotidiano. O assunto vem ganhando bastante importância, pois trabalhar a leitura de imagens na educação infantil vem se tornado uma experiência bastante satisfatória diante dos resultados obtidos, para a construção do devido trabalho foi levado em considerações aspectos metodológicos, pedagógicos e contextualizações. Sendo que os resultados apontam que a leitura de imagem na representação infantil possibilita uma melhor contextualização numa visão de mundo da criança do campo a partir de suas observações e interações mediadas nessa atividade em sala de aula.
Abstract: The present work has the relevance of taking to the world of the children the reading of images, and the contributions that the images can bring when one is taken into the classroom. Our guiding question is how to learn how to read images from a multi- series room of early childhood education? Therefore, our general objective was to analyze the learning of reading images in a multisseries room of children's education in the field education at the Antonio Marinho dos Santos School. The methodological contribution was qualitative, of the case study type. We performed a focused intervention in the reading of images and complements from the audiographic record. The supports that the reading of images can bring to a child are innumerable, the look of a child when seeing an image can reflect in their entire life, in their cultural reality in their knowledge of the world inside and outside their daily life. The subject is gaining a lot of importance, because working on the reading of images in children's education has become a very satisfactory experience in the face of the results obtained, for the construction of due work was taken into consideration methodological, pedagogical aspects and contextualizations. Being that the results show that the reading of the image in the infantile representation allows a better contextualization in a vision of the world of the child of the field from its observations and interactions mediated in this activity in the classroom.
Keywords: Leitura de imagens
Educação infantil
Escola multisseriada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3647
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APPB02022018.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.