Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alexandra Costa Alves da-
dc.date.accessioned2018-03-07T13:14:29Z-
dc.date.available2018-02-06-
dc.date.available2018-03-07T13:14:29Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3649-
dc.description.abstractThe present study had the intention of analyzing whether the subject of African, Afro- Brazilian and Indigenous history and culture is being taught in the Pedagogy Course, an area of deepening in the education of the field, according to the current legislation. For that, the question of ongoing and planned research or study of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture without references. Course linked to the Education Center of the UFPB? Having as a general objective: To investigate whether the Degree in Pedagogy with an area of deepening in the education of the field, to make Education Center of the UFPB is preparing teachers to carry out or study of African, Afro- Brazilian and indigenous history and culture with an approach compulsory in the classroom. Specific parameters: To understand the reason for the obligatoriness and in the studies of the history and culture Afro-Brazilian and indigenous in the educational legislation; Identify in the flowchart of the Course of Pedagogy with an area of deepening in the education of the field and the disciplines approach the question of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture studies; And analyze how menus and the Plans of Teaching / Course that approach the teaching of African history, culture, Afro-Brazilian and indigenous. A methodology, if in a deductive way, from a qualitative, bibliographical, documentary and applied to a case study study. The procedures of data collection from the analysis of the PPC of the Course, Course Plan of the discipline and application of the questionnaire with open questions, proceeding to a content analysis, of the teacher's speech. This study revealed that despite an evaluation of the teaching of religious relations and nations, still need to be reviewed important, such as: expand content for teaching indigenous education; A disciplinary requisition with other teachers involved in this subject in the most varied degrees and even baccalaureate. Enable the deepening of the students of the Course of Pedagogy (field education) in other levels of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T13:14:29Z No. of bitstreams: 1 ACAS06022018.pdf: 809212 bytes, checksum: 356ef03cff66d27606f46f4236bf1a87 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T13:14:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACAS06022018.pdf: 809212 bytes, checksum: 356ef03cff66d27606f46f4236bf1a87 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação etnicorracialpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPedagogia - licenciaturapt_BR
dc.titleFormação de professores/as e a obrigatoriedade do estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena: uma compreensão da licenciatura em Pedagogia com área de aprofundamento na Educação do Campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoO presente estudo teve como intenção analisar se está sendo ministrada à disciplina de história e cultura africana, afro-brasileira e Indígena no Curso de Pedagogia, com área de aprofundamento na educação do campo, conforme a legislação vigente. Para tanto, a questão norteadora da pesquisa foi como vem sendo ofertado e planejado o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no referido Curso vinculado ao Centro de Educação da UFPB? Tendo como objetivo geral: Investigar se o Curso de Licenciatura em Pedagogia com área de aprofundamento na educação do campo, do Centro de Educação da UFPB está preparando professores para levar adiante o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena com a abordagem da obrigatoriedade na sala de aula. Como objetivos específicos: Compreender o motivo da obrigatoriedade e nos estudos da história e cultura afro-brasileira e indígena na legislação educacional; Identificar no fluxograma do Curso de Pedagogia com área de aprofundamento na educação do campo quais às disciplinas abordam a questão dos estudos da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena; E analisar as Ementas e os Planos de Ensino/Curso que abordam o ensino da história e cultura africana, afro- brasileira e indígena. A metodologia se deu de forma dedutiva, a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, documental e aplicada a um estudo de caso docente. Os procedimentos de coleta de dados foi através da análise do PPC do Curso, Plano de Curso da disciplina e aplicação de questionário com questões abertas, procedendo a uma análise de conteúdo, da fala da docente. Esse estudo revelou que apesar de ser um avanço a implementação do ensino das relações etnicorraciais, ainda precisa ser revisado aspectos importantes, tais como: ampliar o conteúdo para o ensino de educação indígena; uma necessária articulação entre os docentes que ministram essa disciplina com outros docentes envolvidos nessa temática nas mais variadas licenciaturas e até bacharelados. Possibilitar o aprofundamento dos alunos do Curso de Pedagogia (educação do campo) em outros níveis de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACAS06022018.pdf790,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.