Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36542Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Samuel Amaro de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T18:06:50Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-10 | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T18:06:50Z | - |
| dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36542 | - |
| dc.description.abstract | The growing advancement of artificial intelligence (AI) in the educational field highlights the need to integrate such technologies in a methodologically grounded way, aiming to improve the quality of teaching. In this context, the present study had as its general objective the development of Educa.Ai, a web-based artifact with artificial intelligence designed to support the creation of instructional matrices. The research was conducted using the Design Science Research (DSR) methodology, a process that guided the stages of problem identification, definition of solution objectives, design, development, evaluation, and interaction with the technological artifact. As the main result, a functional web tool was obtained, capable of generating instructional matrices based on user input. The qualitative evaluation, using Bloom’s Taxonomy as a reference, demonstrated that the courses produced by AI are pedagogically consistent. It is concluded that Educa.Ai represents a practical contribution to the qualification of educational planning, demonstrating the potential of AI as a strategic support tool for the field of Distance Education (DE). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-11-17T18:06:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Oliveira, Samuel Amaro de - TCC.pdf: 2398623 bytes, checksum: 2585fd61ccd56ce322372b36b1e2f7be (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-17T18:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Oliveira, Samuel Amaro de - TCC.pdf: 2398623 bytes, checksum: 2585fd61ccd56ce322372b36b1e2f7be (MD5) Previous issue date: 2025-01-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
| dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
| dc.subject | Artificial intelligence | pt_BR |
| dc.subject | Instructional design | pt_BR |
| dc.subject | Distance learning | pt_BR |
| dc.title | Educa.Ai : artefato web com inteligência artificial para apoio na construção de matrizes instrucionais. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Signe Dayse Castro de Melo e | - |
| dc.description.resumo | O crescente avanço da inteligência artificial (IA) no cenário educacional evidencia a necessidade de integrar tais tecnologias de forma metodologicamente fundamentada, visando a melhoria da qualidade do ensino. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver o Educa.Ai, um artefato web com inteligência artificial para apoiar na elaboração de matrizes instrucionais. A pesquisa foi conduzida pela metodologia Design Science Research (DSR), um processo que norteou as etapas de identificação do problema, definição dos objetivos da solução, design, desenvolvimento, avaliação e interação do artefato tecnológico. Como principal resultado, obteve-se uma ferramenta web funcional, capaz de gerar matrizes instrucionais a partir de entradas do usuário. A avaliação qualitativa, utilizando a Taxonomia de Bloom como referencial, demonstrou que os cursos produzidos pela IA são pedagogicamente coerentes. Conclui-se que o Educa.Ai se apresenta como uma contribuição prática para a qualificação do planejamento educacional, demonstrando o potencial da IA como ferramenta de apoio estratégico para o campo do Ensino a Distância (EaD). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Mídias Digitais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Mídias Digitais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Oliveira, Samuel Amaro de - TCC.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
