Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36542| Tipo: | TCC |
| Título: | Educa.Ai : artefato web com inteligência artificial para apoio na construção de matrizes instrucionais. |
| Autor(es): | Oliveira, Samuel Amaro de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Signe Dayse Castro de Melo e |
| Resumo: | O crescente avanço da inteligência artificial (IA) no cenário educacional evidencia a necessidade de integrar tais tecnologias de forma metodologicamente fundamentada, visando a melhoria da qualidade do ensino. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver o Educa.Ai, um artefato web com inteligência artificial para apoiar na elaboração de matrizes instrucionais. A pesquisa foi conduzida pela metodologia Design Science Research (DSR), um processo que norteou as etapas de identificação do problema, definição dos objetivos da solução, design, desenvolvimento, avaliação e interação do artefato tecnológico. Como principal resultado, obteve-se uma ferramenta web funcional, capaz de gerar matrizes instrucionais a partir de entradas do usuário. A avaliação qualitativa, utilizando a Taxonomia de Bloom como referencial, demonstrou que os cursos produzidos pela IA são pedagogicamente coerentes. Conclui-se que o Educa.Ai se apresenta como uma contribuição prática para a qualificação do planejamento educacional, demonstrando o potencial da IA como ferramenta de apoio estratégico para o campo do Ensino a Distância (EaD). |
| Abstract: | The growing advancement of artificial intelligence (AI) in the educational field highlights the need to integrate such technologies in a methodologically grounded way, aiming to improve the quality of teaching. In this context, the present study had as its general objective the development of Educa.Ai, a web-based artifact with artificial intelligence designed to support the creation of instructional matrices. The research was conducted using the Design Science Research (DSR) methodology, a process that guided the stages of problem identification, definition of solution objectives, design, development, evaluation, and interaction with the technological artifact. As the main result, a functional web tool was obtained, capable of generating instructional matrices based on user input. The qualitative evaluation, using Bloom’s Taxonomy as a reference, demonstrated that the courses produced by AI are pedagogically consistent. It is concluded that Educa.Ai represents a practical contribution to the qualification of educational planning, demonstrating the potential of AI as a strategic support tool for the field of Distance Education (DE). |
| Palavras-chave: | Inteligência artificial Design instrucional Educação a distância Artificial intelligence Instructional design Distance learning |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Mídias Digitais |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36542 |
| Data do documento: | 1-Jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Mídias Digitais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Oliveira, Samuel Amaro de - TCC.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
