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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3656Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Morais, Iara Ferreira de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-08T10:26:33Z | - |
| dc.date.available | 2014-03-20 | - |
| dc.date.available | 2018-03-08T10:26:33Z | - |
| dc.date.issued | 2014-02-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3656 | - |
| dc.description.abstract | The present work has as main objectives the analysis of the importance of family involvement in children's development, in the context of child education, as well as observe how the LDB and the Guidelines foresee this issue and the perspective of educators regarding the family participation with the educational institution. Seeking to contribute to the improvement of child education, the analysis that will be done throughout this work consists to analyse how family can influence the skills development of the child, contributing to a better learning process. To answer this question, we search legal grounds in the LDB, Guidelines and Federal Constitution, as well as studies from names such as Piaget, Vygotsky, Kuhlmann Jr., among others . The fieldwork took place in Creche Pré-Escola Soraya Magnólia, located in the city of Campina Grande, and specifically addressed the educators, since it aimed to analyse how the family could influence the participation in the activities developed, and how children react to this . That being said, towards the results was possible to observe that the educators recognize the importancy of the family accompaniment with the child, in the teaching-learning process, however, it's necessary that the institutions plan situations that involve more of the family participation in a effective way. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-08T10:26:32Z No. of bitstreams: 1 IFM20032014.pdf: 784689 bytes, checksum: afee3ffb2a2071ba7ae2e8d346e5a2f7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-08T10:26:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IFM20032014.pdf: 784689 bytes, checksum: afee3ffb2a2071ba7ae2e8d346e5a2f7 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Família - escola | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | A importância da família na educação infantil: refletindo sobre as relações família e escola | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Kiara Tatianny S. da | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância da família na Educação Infantil e está organizado a partir dos seguintes objetivos: analisar a importância da participação familiar para o desenvolvimento das crianças, no âmbito da Educação Infantil, bem como observar a forma como a LDB e as Diretrizes preveem tal questão e a ótica dos educadores em relação a essa participação familiar junto à instituição educacional. Buscando contribuir para a melhoria da Educação Infantil, a análise que foi construída ao longo do presente trabalho, consiste em analisar a forma como a família pode influenciar no desenvolvimento das aptidões da criança, contribuindo para o melhor processo de aprendizagem da mesma. Para responder tal questão, buscou-se fundamentos legais, na LDB, Diretrizes e Constituição Federal, por exemplo; bem como nos remetemos a estudos de grandes nomes, como Piaget, Vygotsky, Kuhlmann Jr., entre outros. A pesquisa de campo realizou-se na Creche Pré-Escola Soraya Magnólia, localizada na cidade de Campina Grande, e dirigiu-se aos educadores, de forma específica, uma vez que se buscou analisar a forma como a participação familiar poderia influenciar nas atividades desenvolvidas, e como as crianças reagem diante desta. Assim sendo, diante dos resultados foi possível observar que os educadores reconhecem a importância do acompanhamento familiar junto à criança, no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, é necessário que as instituições planejem situações que envolvam mais a participação familiar de forma efetiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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