Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3658| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação inclusiva na escola do campo |
| Autor(es): | Silva, Gertrudes Galdino da |
| Primeiro Orientador: | Farias, Andréa Tôrres Vilar de |
| Resumo: | Neste trabalho buscamos compreender o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na escola regular de ensino. Uma vez que a inclusão escolar tem um papel muito importante na vida dos deficientes, principalmente na Educação Infantil que é o princípio da educação escolar, a porta de entrada da criança no sistema escolar. Neste sentido os objetivos deste trabalho são: Analisar a prática do professor de educação infantil relacionada à inclusão de alunos especiais em salas “normais”; Verificar como os professores de educação infantil percebem a inclusão escolar no contexto da escola do campo em classes “normais”; Investigar o conhecimento dos professores sobre a educação inclusiva; Investigar que metodologia os professores desenvolvem no trabalho com crianças com necessidades especiais; Analisar que condições físicas que a escola oferece aos alunos com necessidades especiais; Analisar a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Para tanto, nos baseamos em Gabrllli (2010) que aborda a questão da acessibilidade das pessoas com deficiência na escola regular. Também nos ancoramos nos estudos de Helena Antipoff (2010) que trata das primeiras escolas para os excepcionais. Sassaki (2006), Ferreira (2001), Ferreira & Martins (2007) e os documentos legais que abordam a educação especial do fenômeno de exclusão a inclusão como a UNESCO (1994). Nos referenciais teóricos buscamos pesquisar sobre a história da Educação Especial no Brasil até chegar às discussões do processo de perspectiva de inclusão. Diante desse suporte teórico adentramos nas discussões do tema abordado neste trabalho para um melhor aprofundamento da pesquisa. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário em duas escolas de dois municípios distintos localizadas na cidade de Pombal e São Bentinho-PB, no mês de Outubro de 2013. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário em duas escolas municipais (Escola Professor Pedro Tôrres e Mariana Nóbrega) localizadas no campo, no município de São José de Espinharas. |
| Abstract: | This work aims to understand the problem of inclusion of children with special educational needs in mainstream school education. Once school inclusion has a very important role in the lives of disabled people, especially in kindergarten which is the principle of school education, the gateway of the child in the school system. In this sense, the aim of this work is: Analyze the practice of early childhood education teacher related to the inclusion of special students in "normal" rooms; Check how early childhood teachers perceive school inclusion in the school context field in "normal" classes To investigate teachers' knowledge about inclusive education; Investigate methodology that teachers develop in working with children with special needs; analyze physical conditions that the school provides students with special needs; analyze the importance of inclusive education for children with special needs. For this, we rely on Gabrllli (2010) addresses the issue of accessibility for persons with disabilities in regular schools. Also anchored in the studies of Antipoff Helena (2010) which deals with the first schools for exceptional. Sassaki (2006), Ferreira (2001), Ferreira and Martins (2007) and the legal documents that address the special education of the phenomenon of exclusion to inclusion as a UNESCO (1994). In the theoretical framework we seek to research the history of Special Education in Brazil to reach the discussions of the prospect of inclusion. Given this theoretical support we enter the discussion of the issue addressed in this paper for better understanding of the research. This is a descriptive qualitative study conducted through a questionnaire in two schools in two different cities located in the city of Pombal, and São Bento-PB, in October 2013. This is a descriptive qualitative study conducted through a questionnaire in two municipal schools (School Professor Pedro Torres and Mariana Nobrega) located in the countryside, in the municipality of São José de Espinharas. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Prática pedagógica Inclusão |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3658 |
| Data do documento: | 28-Dez-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GGS17032014.pdf | 478,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
