Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36587
Tipo: TCC
Título: Realidade Virtual Imersiva: Guia prático para Implementação no processo de Aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo
Autor(es): Gonçalves, Tainá dos Santos
Primeiro Orientador: Ruas, Dalton Bertini
Resumo: Este trabalho evidenciou a relevância da Realidade Virtual Imersiva (RVI) como recurso pedagógico no ensino de Arquitetura e Urbanismo, através de uma pesquisa aplicada na disciplina de Projeto de Edificações I com alunos do terceiro período. Foi dividida em 3 fases, sendo a primeira de experimentação, a segunda, aplicada ao objeto de estudo da disciplina com simulações sobre iluminação, materialidade e espacialidade e, a terceira fase, com a criação de tours virtuais para cada proposta desenvolvida pelos grupos de alunos. Essa experiência demonstrou ampla aceitação por parte dos estudantes, revelando ganhos significativos em percepção espacial, reflexão crítica, amadurecimento de ideias e engajamento nas atividades projetuais. Além de expor a evolução e potencialidades da RVI, testar sua aplicabilidade e elaborar um guia prático de uso, a pesquisa amplia o debate sobre inovação pedagógica acessível no ensino superior. Os resultados indicam que mesmo com recursos simples, como o Google Cardboard, é possível usufruir de benefícios relevantes, independentemente da disponibilidade de laboratórios especializados e dispositivos de ponta. Assim, destacou-se o potencial dessa tecnologia para aprender de forma mais dinâmica e eficiente enquanto prepara futuros arquitetos e urbanistas a lidarem com as transformações tecnológicas
Abstract: This study highlighted the relevance of Immersive Virtual Reality (IVR) as a pedagogical resource in Architectural and Urban Planning education, through applied research in the Building Design I course with third-semester students. The research was structured in three phases: the first focused on experimentation; the second, applied to the course’s design object with simulations of lighting, materiality, and spatiality; and the third, consisting of the creation of virtual tours for each proposal developed by student groups. The experience showed broad acceptance among students, revealing significant gains in spatial perception, critical reflection, idea development, and engagement in design activities. In addition to presenting the evolution and potential of IVR, testing its applicability, and creating a practical usage guide, the study expands the debate on accessible pedagogical innovation in university education. The results indicate that even with simple resources, such as Google Cardboard, it is possible to obtain relevant benefits regardless of the availability of specialized laboratories or highend devices. Thus, the potential of this technology was highlighted as a means of learning more dynamically and efficiently, while preparing future architects and urban planners to deal with ongoing technological transformations.
Palavras-chave: Realidade Virtual Imersiva
tecnologias digitais.
ensino de arquitetura
inovação pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36587
Data do documento: 13-Out-2025
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TAINA GONCALVES_RVI (1).pdf56,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.