Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3659| Tipo: | TCC |
| Título: | Cuidar e educar na educação infantil: um novo olhar sobre a perspectiva do educador |
| Autor(es): | Pereira, Gerlânia Fortunato dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Farias, Andréa Torres Vilar de |
| Resumo: | O tema cuidar e educar na Educação infantil, apesar de frequentemente estar presente nas discussões e pesquisas no meio acadêmico, apresenta-se ainda como um relevante objeto de investigação. O ato de cuidar e educar na educação infantil não é uma tarefa fácil, pois trabalhar com crianças pequenas tem como ponto inicial conhecer seus interesses e necessidades, para que assim, seja possível compreender suas reais necessidades. O cuidar e educar deve propor uma ação conjunta, consciente, mantendo uma visão ampla do desenvolvimento da criança, respeitando a diversidade e a realidade de cada uma. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre cuidar e educar docente na prática pedagógica da Educação Infantil; Analisar os problemas mais frequentes no cuidar e educar no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil; Investigar e expor as dificuldades pedagógicas encontradas pelos educadores que referentes ao cuidar e o educar simultaneamente; Por tanto, nos baseamos em estudos de Forest, Weiss (2009) que aborda o cuidar e educar como elementos indissociáveis, onde não existe cuidar e educar no saber fazer. Também nos ancoramos nos estudos de Ferreira (1988), Libâneo (2003), Brasil (1998), Rocha (1999) e outros mais, que apresentam discussões para as questões da relação do cuidar e educar simultaneamente como ferramenta da aprendizagem. Além das bases legais propostas nos RCNEIs, LDB e PCNs que garantem a criança como sujeito com direitos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário em duas escolas de dois municípios distintos localizadas na cidade de Pombal e São Bentinho-PB, no mês de Outubro de 2013. O corpus foi composto por seis professores atuantes em escolas públicas de dois municípios distintos. Verificamos que os professores pesquisados são conhecedores da importância de contemplar em suas práticas a relação entre cuidar e educar de forma indissociável, ao concordar que os mesmos são elementos interdependentes do outro para que ocorra uma aprendizagem infantil satisfatória, de forma a contribui para o pleno desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e que realizam planejamento que contemple essa prática, bem como foi exposto a dificuldades enfrentadas pelos professores no que se refere a uma prática voltada para com o cuidar e o educar. |
| Abstract: | The theme of to take care and to educate in early childhood education, despite often being present in discussions and research in academia, still presents itself as an important subject of investigation. The act of to takecare and to educate in early childhood education is not easy, because working with young children has as starting point to know their interests and needs, so that, it is possible to understand their real needs. The take care and education should propose a joint, conscious action, mantling a broad view of child development, respecting diversity and reality of each. Thus, this study aims to investigate the relationship between to take care and to educate teachers in the pedagogical practice of early childhood education; analyze the most frequent problems in caring for and educating children's development in kindergarten; investigate and to expose the pedagogical difficulties encountered by educators who relating to take care and to education cecous; Therefore, we rely on studies of Forest, Weiss (2009 ) that addresses the to care and to educate as inseparable elements where there is no care for and educate the know-how. Also anchored in the studies by Ferreira (1988 ), Libâneo (2003 ) , Brazil (1998 ), Rock (1999 ) and others, which have discussions on the issues of the relationship of caring and educating both as learning tool. Besides the legal basis proposed in RCNEIs, LDB and NCPs that guarantee the child as a subject of rights. This is a descriptive qualitative study conducted through a questionnaire in two schools in two different cities located in the city of Pombal, and São Bento - PB, in October 2013. The corpus was comprised of six teachers working in public schools in two different cities. We found that the teachers surveyed are cognizant of the importance of contemplating their practices in the relationship between care and education inseparably, by agreeing that these elements are interdependent of each other so that a satisfactory child learning to occur, in order to contribute to the full development cognitive, affective and social child who perform planning that considers this practice as well as discussed the difficulties faced by teachers in relation to a practice focused on the care and education. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Prática pedagógica Relação cuidar e educar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3659 |
| Data do documento: | 26-Dez-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GFSP20032014.pdf | 552,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
