Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa, Roberta Florencio-
dc.date.accessioned2025-11-24T13:15:23Z-
dc.date.available2025-11-25-
dc.date.available2025-11-24T13:15:23Z-
dc.date.issued2025-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36591-
dc.description.abstractThis Final Course Project aims to understand how relationships of recognition and care contribute to the development of social relationships in Early Childhood Education. The study is based on the perspective of socio-emotional development and Axel Honneth's theory of recognition, with an emphasis on the sphere of love, establishing relationships with the educational context of childhood. The research is theoretical and qualitative in nature, exploratory and bibliographic in character, complemented by a documentary analysis of the report from Supervised Internship II in Early Childhood Education. The discussions show that affection and care, when intentionally mediated by the educator, are essential dimensions for building children's self-confidence, autonomy, and sense of belonging. In addition, they highlight that pedagogical practice, by valuing emotional bonds and mutual recognition, favors integral formation and strengthens early social experiences. It can therefore be concluded that Early Childhood Education, as a space for socialization, should be guided by care and recognition as fundamental principles for the constitution of the subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-24T13:15:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RFP2411025.pdf: 598611 bytes, checksum: 19d8cd89df5493bab0935ac21d07aa9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-24T13:15:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RFP2411025.pdf: 598611 bytes, checksum: 19d8cd89df5493bab0935ac21d07aa9b (MD5) Previous issue date: 2025-08-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeoria do reconhecimentopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e construção das relações sociais: o cuidado e a teoria do reconhecimento na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Swamy de Paula Lima-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como as relações de reconhecimento e cuidado contribuem para o desenvolvimento das relações sociais na Educação Infantil. O estudo parte da perspectiva do desenvolvimento socioemocional e da teoria do reconhecimento de Axel Honneth, com ênfase na esfera do amor, estabelecendo relações com o contexto educacional da infância. A pesquisa é de natureza teórica e qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, complementada pela análise documental do relatório do Estágio Supervisionado II em Magistério da Educação Infantil. As discussões evidenciam que o afeto e o cuidado, quando mediados intencionalmente pela educadora, constituem dimensões essenciais para a construção da autoconfiança, da autonomia e do sentimento de pertencimento das crianças. Além disso, destacam que a prática pedagógica, ao valorizar vínculos afetivos e o reconhecimento mútuo, favorece a formação integral e fortalece as primeiras experiências sociais. Conclui-se, portanto, que a Educação Infantil, enquanto espaço de socialização, deve pautar-se pelo cuidado e pelo reconhecimento como princípios fundamentais para a constituição do sujeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFP2411025.pdf584,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons