Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36591| Tipo: | TCC |
| Título: | Desenvolvimento e construção das relações sociais: o cuidado e a teoria do reconhecimento na educação infantil |
| Autor(es): | Pessoa, Roberta Florencio |
| Primeiro Orientador: | Soares, Swamy de Paula Lima |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como as relações de reconhecimento e cuidado contribuem para o desenvolvimento das relações sociais na Educação Infantil. O estudo parte da perspectiva do desenvolvimento socioemocional e da teoria do reconhecimento de Axel Honneth, com ênfase na esfera do amor, estabelecendo relações com o contexto educacional da infância. A pesquisa é de natureza teórica e qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, complementada pela análise documental do relatório do Estágio Supervisionado II em Magistério da Educação Infantil. As discussões evidenciam que o afeto e o cuidado, quando mediados intencionalmente pela educadora, constituem dimensões essenciais para a construção da autoconfiança, da autonomia e do sentimento de pertencimento das crianças. Além disso, destacam que a prática pedagógica, ao valorizar vínculos afetivos e o reconhecimento mútuo, favorece a formação integral e fortalece as primeiras experiências sociais. Conclui-se, portanto, que a Educação Infantil, enquanto espaço de socialização, deve pautar-se pelo cuidado e pelo reconhecimento como princípios fundamentais para a constituição do sujeito. |
| Abstract: | This Final Course Project aims to understand how relationships of recognition and care contribute to the development of social relationships in Early Childhood Education. The study is based on the perspective of socio-emotional development and Axel Honneth's theory of recognition, with an emphasis on the sphere of love, establishing relationships with the educational context of childhood. The research is theoretical and qualitative in nature, exploratory and bibliographic in character, complemented by a documentary analysis of the report from Supervised Internship II in Early Childhood Education. The discussions show that affection and care, when intentionally mediated by the educator, are essential dimensions for building children's self-confidence, autonomy, and sense of belonging. In addition, they highlight that pedagogical practice, by valuing emotional bonds and mutual recognition, favors integral formation and strengthens early social experiences. It can therefore be concluded that Early Childhood Education, as a space for socialization, should be guided by care and recognition as fundamental principles for the constitution of the subject. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Teoria do reconhecimento Cuidado Desenvolvimento socioemocional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36591 |
| Data do documento: | 3-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RFP2411025.pdf | 584,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
