Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36592Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Chacon, Safira Figueiredo Vital | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-24T13:33:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-24 | - |
| dc.date.available | 2025-11-24T13:33:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36592 | - |
| dc.description.abstract | The present monograph seeks to recognize the contributions of literary reading practices as ways to explore aesthetic fruition, the contribution to the development of social skills, intertwining the various forms of children’s languages, in addition to identifying Children’s Literature as a fundamental artistic language for the formation of readers. For this, a structured research was developed using a qualitative approach, being of bibliographical nature, through the collection of readings from books, official documents, academic repository, articles and scientific journals. Reflections by theorists such as Antonio Candido (2012), Maria Helena Martins (undated), Gisa Picosque and Mirian Celeste Martins (2012), Regina Zilberman (2003), Almir Del Prette and Zilda A. P. Del Prette (2017), among other authors who developed important studies for our research, stood out. It becomes evident that literary reading practices can offer experiences that go beyond the entertainment function and also do not exhaust themselves only as a pedagogical resource, because they constitute a space of aesthetic, cognitive and social formation, collaborating significantly for the integral development of children. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-24T13:33:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SFVC24112025.pdf: 4030343 bytes, checksum: 1ce0cadc24b71622d5701dba90cd3455 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-24T13:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SFVC24112025.pdf: 4030343 bytes, checksum: 1ce0cadc24b71622d5701dba90cd3455 (MD5) Previous issue date: 2025-10-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
| dc.subject | Fruição | pt_BR |
| dc.subject | Linguagem | pt_BR |
| dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | A literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental: a fruição estética e as linguagens entrelaçadas à leitura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Maria Graciele de | - |
| dc.description.resumo | A presente monografia busca reconhecer as contribuições das práticas de leitura literária como caminhos para explorar a fruição estética, a contribuição para o desenvolvimento de habilidades sociais, entrelaçando as variadas formas de linguagens das crianças, além de identificar a Literatura Infantil como linguagem artística fundamental para formação de leitores/as. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa estruturada em uma abordagem qualitativa, sendo de natureza bibliográfica, por meio do levantamento de leituras de livros, documentos oficiais, repositório acadêmico, artigos e revistas científicas. Destacaram-se reflexões de teóricos como Antonio Candido (2012), Maria Helena Martins (s/d), Gisa Picosque e Mirian Celeste Martins (2012), Regina Zilberman (2003), Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette (2017), entre outros autores que desenvolveram estudos importantes para nossa pesquisa. Torna-se evidente que as práticas de leitura literária podem oferecer experiências que ultrapassam a função de entretenimento e também não se esgotam apenas como recurso pedagógico, pois elas se constituem como um espaço de formação estética, cognitiva e social, colaborando significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SFVC24112025.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
