Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36592
Tipo: TCC
Título: A literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental: a fruição estética e as linguagens entrelaçadas à leitura
Autor(es): Chacon, Safira Figueiredo Vital
Primeiro Orientador: Lima, Maria Graciele de
Resumo: A presente monografia busca reconhecer as contribuições das práticas de leitura literária como caminhos para explorar a fruição estética, a contribuição para o desenvolvimento de habilidades sociais, entrelaçando as variadas formas de linguagens das crianças, além de identificar a Literatura Infantil como linguagem artística fundamental para formação de leitores/as. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa estruturada em uma abordagem qualitativa, sendo de natureza bibliográfica, por meio do levantamento de leituras de livros, documentos oficiais, repositório acadêmico, artigos e revistas científicas. Destacaram-se reflexões de teóricos como Antonio Candido (2012), Maria Helena Martins (s/d), Gisa Picosque e Mirian Celeste Martins (2012), Regina Zilberman (2003), Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette (2017), entre outros autores que desenvolveram estudos importantes para nossa pesquisa. Torna-se evidente que as práticas de leitura literária podem oferecer experiências que ultrapassam a função de entretenimento e também não se esgotam apenas como recurso pedagógico, pois elas se constituem como um espaço de formação estética, cognitiva e social, colaborando significativamente para o desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: The present monograph seeks to recognize the contributions of literary reading practices as ways to explore aesthetic fruition, the contribution to the development of social skills, intertwining the various forms of children’s languages, in addition to identifying Children’s Literature as a fundamental artistic language for the formation of readers. For this, a structured research was developed using a qualitative approach, being of bibliographical nature, through the collection of readings from books, official documents, academic repository, articles and scientific journals. Reflections by theorists such as Antonio Candido (2012), Maria Helena Martins (undated), Gisa Picosque and Mirian Celeste Martins (2012), Regina Zilberman (2003), Almir Del Prette and Zilda A. P. Del Prette (2017), among other authors who developed important studies for our research, stood out. It becomes evident that literary reading practices can offer experiences that go beyond the entertainment function and also do not exhaust themselves only as a pedagogical resource, because they constitute a space of aesthetic, cognitive and social formation, collaborating significantly for the integral development of children.
Palavras-chave: Leitura literária
Fruição
Linguagem
Anos iniciais do ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36592
Data do documento: 1-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFVC24112025.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons