Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36605
Tipo: TCC
Título: Uma discussão sobre práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização
Autor(es): Pontes, Janynne Vitória dos Santos
Primeiro Orientador: Lima, Maria Graciele de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir como a Literatura Infantil pode contribuir para o processo de alfabetização no ciclo inicial do Ensino Fundamental. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados conceitos essenciais de alfabetização e letramento, ressaltando sua relevância para a formação do leitor e o desenvolvimento de competências linguísticas. Para desenvolver a discussão, foram consideradas as contribuições de Magda Soares (2020), Maria Alice Faria (2004), Nathalia Beleze; Letícia Vidigal; Sandra Franco (2022), Miriam Machado (2018), entre outros estudiosos, que abordam as interfaces entre Literatura Infantil, práticas pedagógicas e alfabetização. Também se enfatizou o potencial estético, cultural e pedagógico da Literatura Infantil, que, por meio da mediação docente, pode promover experiências de leitura significativas, estimular a imaginação e ampliar o repertório linguístico das crianças. Foram discutidos exemplos de obras e possibilidades de mediação da leitura literária, que podem ser adotadas pelos professores de maneira adequada ao seu contexto escolar. Portanto, considera-se que a Literatura Infantil, enquanto linguagem artística, ocupa lugar relevante no processo alfabetizador. Contudo, é por meio da mediação pedagógica que ela pode integrar dimensões estéticas, culturais, cognitivas e sociais, favorecendo a formação do leitor e contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais significativas.
Abstract: This study aims to discuss how Children's Literature can contribute to the literacy process in the initial cycle of elementary education. Based on a literature review, essential concepts of literacy and reading and writing skills were analyzed, highlighting their relevance for reader formation and the development of linguistic competencies. To further the discussion, contributions from scholars such as Magda Soares (2020), Maria Alice Faria (2004), Nathalia Beleze, Letícia Vidigal, and Sandra Franco (2022), and Miriam Machado (2018) were considered, all of whom address the interfaces between Children's Literature, pedagogical practices, and literacy. The aesthetic, cultural, and pedagogical potential of Children's Literature was also emphasized. With the mediation of teachers, this genre can promote significant reading experiences, stimulate imagination, and broaden children's linguistic repertoire. Examples of works and possibilities for mediating literary reading were discussed, which can be adopted by teachers in a manner appropriate to their school context. Therefore, Children's Literature, as an artistic language, is considered to hold a relevant place in the literacy process. However, it is through pedagogical mediation that it can integrate aesthetic, cultural, cognitive, and social dimensions, thereby favoring reader formation and contributing to the construction of more meaningful pedagogical practices.
Palavras-chave: Literatura infantil
Alfabetização
Leitura literária - mediação.
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36605
Data do documento: 2-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVSP25112025.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons