Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36607| Tipo: | TCC |
| Título: | A prevenção da diabetes por meio de cartilha digital |
| Autor(es): | Melo, Giselle Feitosa de Paiva |
| Primeiro Orientador: | Pimenta, Sônia de Almeida |
| Resumo: | A pandemia de COVID-19 modificou a forma como a sociedade em geral vivenciou os problemas de saúde. Houve adesão e resistência em relação aos discursos e programas para o enfrentamento da proliferação do vírus, evidenciando a importância da vigilância epidemiológica e da capacidade de resposta rápida à crise sanitária. O fato de haver resistências nos coloca a urgência em pensar como a educação tem contribuído para prevenir morbidades as quais estamos todos sujeitos, sobretudo em um contexto em que a população tem seguido um padrão de aumento da expectativa de vida, complexificando as doenças crônicas e que os recursos públicos são escassos. As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) representam condições que se desenvolvem ao longo da vida, não são transmitidas de uma pessoa para outra e são frequentemente associadas a fatores de risco como sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e abuso de álcool. Neste sentido, é urgente buscar meios para que se intensifique a prevenção das DCNT. O propósito deste Trabalho de Conclusão de Curso é o de contribuir para tanto, por meio da construção de uma Cartilha digital para que se possa difundir o conhecimento sobre o Diabetes (uma das DNCT), de forma leve e acessível aos sujeitos adultos, principais vítimas precoces das DCNT. |
| Abstract: | The COVID-19 pandemic has changed the way society as a whole experiences health problems. There has been both support and resistance to the discourse and programs designed to combat the spread of the virus, highlighting the importance of epidemiological surveillance and rapid response to the health crisis. This resistance raises the urgent need to consider how education has contributed to preventing morbidities to which we are all subject, especially in a context where the population has followed a pattern of increasing life expectancy, making chronic diseases more complex, and where public resources are scarce. Chronic Non-Communicable Diseases (NCDs) represent conditions that develop over the course of a lifetime, are not transmitted from one person to another, and are often associated with risk factors such as a sedentary lifestyle, poor diet, smoking, and alcohol abuse. Therefore, it is urgent to find ways to intensify the prevention of NCDs. The purpose of this Final Project is to contribute to this by developing a digital primer to disseminate knowledge about diabetes (one of the NCDs) in a straightforward and accessible way for adults, the main early victims of NCDs. |
| Palavras-chave: | Educação em saúde Tecnologia educacional Doenças crônicas Diabetes |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36607 |
| Data do documento: | 13-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GFPM25112025.pdf | 4,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
