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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36610| Tipo: | TCC |
| Título: | A indissociabilidade do educar e cuidar na educação infantil |
| Autor(es): | Cordeiro, Maria Eduarda Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luísa Nogueira de |
| Resumo: | Este estudo teve por objetivo analisar a importância do binômio educar e cuidar para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, examinando de que maneira as práticas pedagógicas podem ser estruturadas para a promoção dessa indissociabilidade. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, tendo por objetivo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. Por muito tempo as crianças sequer eram entendidas como sujeito, mas sim vistas como adultos em miniatura. No entanto, foi com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 que as crianças passaram a ser consideradas como sujeitos de direitos. Para garantir o direito à educação para as crianças de 0 a 5 anos, é necessário compreender que o binômio educar e cuidar é indissociável, uma vez que é essa indissociabilidade que garante práticas que envolvem tanto a atenção às necessidades básicas das crianças, quanto a promoção de aprendizagens que proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e socioafetivas. Além disso, esse binômio deve ser trabalhado de forma integrada, pois de acordo com as perspectivas de Lev Vygotsky (2007) e Henri Wallon (2010) sobre o educar e cuidar, ambos possuem um papel fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado que foi respondido presencialmente pelas docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado em João Pessoa/PB. Participaram da pesquisa treze (13) professoras atuantes na Educação Infantil em turmas do berçário até o pré II. Como resultados, a pesquisa apontou que as professoras compreendem a importância da relação entre o educar e o cuidar, além de indicarem que ambos precisam ser trabalhados juntos nas práticas pedagógicas, indicando que reconhecem a indissociabilidade do binômio educar-cuidar. Como considerações finais, aponta-se que os objetivos foram alcançados, pois foi possível verificar que as docentes possuem conhecimentos sobre o tema a indissociabilidade do educar e cuidar. |
| Abstract: | This study aimed to analyze the importance of the binomial educating and caring for the development of children in Early Childhood Education, examining how pedagogical practices can be structured to promote this inseparability. Early Childhood Education is the first stage of Basic Education, aiming at the integral development of the child in its physical, cognitive, emotional and social aspects. For a long time, children were not even understood as subjects, but rather seen as miniature adults. However, it was with the enactment of the Federal Constitution of 1988 and the Statute of the Child and Adolescent in 1990 that children began to be considered as subjects of rights. To guarantee the right to education for children from 0 to 5 years old, it is necessary to understand that the binomial educating and caring is inseparable, since it is this inseparability that guarantees practices that involve both attention to the basic needs of children, and the promotion of learning that provides the development of cognitive skills, psychomotor and socio-affective aspects. In addition, this binomial must be worked on in an integrated way, because according to the perspectives of Lev Vygotsky (2007) and Henri Wallon (2010) on educating and caring, both have a fundamental role for the integral development of the child. Methodologically, this work is characterized as a field research, with a qualitative approach of exploratory character. For data collection, a structured questionnaire was used that was answered in person by the teachers of a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), located in João Pessoa/PB. Thirteen (13) teachers working in Early Childhood Education participated in the research in classes from nursery to pre-II. As a result, the research pointed out that the teachers understand the importance of the relationship between educating and caring, in addition to indicating that both need to be worked together in pedagogical practices, indicating that they recognize the inseparability of the binomial educate-care. As final considerations, it is pointed out that the objectives were achieved, as it was possible to verify that the teachers have knowledge on the subject of the inseparability of educating and caring. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Educar Cuidar Indissociabilidade Desenvolvimento integral |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36610 |
| Data do documento: | 1-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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