Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Elisângela do Nascimento de-
dc.date.accessioned2025-11-25T11:34:57Z-
dc.date.available2025-11-25-
dc.date.available2025-11-25T11:34:57Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36611-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the relationship between democratic management and comprehensive education in a municipal full-time school in João Pessoa, PB, Brazil. The research arose from the perception of the impact of school management decisions on student learning and professional interactions, within the context of the Full-Time School Program. Comprehensive education is theoretically understood as a process aimed at the intellectual, social, emotional, cultural, professional, and ethical development of students, aligned with public policies and Brazilian legislation that recognize education as a right for all. The study employed a qualitative approach, focused on the school under investigation, through experiences, observations, and interviews with the management team, a specialist, and a teacher. The research results indicate that the school management seeks to act as a mediator of learning, in the implementation of the full-time school policy and pedagogical practices, contributing to addressing challenges such as insufficient resources and limited infrastructure. It is concluded that comprehensive education depends on the coordination among managers, public authorities, and the organization of the school community, with democratic management being an essential political-pedagogical principle to consolidate a more just, participatory, inclusive, and quality educational environment, which considers the formation of the individual from a multidimensional perspective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-25T11:34:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ENA25112025.pdf: 575310 bytes, checksum: da76b674d4e1f286ee2ee1ac0bd22e1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-25T11:34:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ENA25112025.pdf: 575310 bytes, checksum: da76b674d4e1f286ee2ee1ac0bd22e1c (MD5) Previous issue date: 2025-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola - tempo integralpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleEducação integral e gestão democrática: o caso de uma escola da rede municipal de João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou investigar a relação entre gestão democrática e educação integral em uma escola municipal de período integral em João Pessoa-PB. A pesquisa surgiu da percepção acerca do impacto das decisões da gestão escolar nas aprendizagens dos alunos e nas relações entre os profissionais, no contexto do Programa Escola em Tempo Integral. A educação integral é compreendida teoricamente como um processo voltado ao desenvolvimento intelectual, social, emocional, cultural, profissional e ético dos estudantes, alinhado às políticas públicas e legislação brasileira que reconhecem a educação como direito de todos. O estudo realizou uma abordagem qualitativa, centrada na escola investigada, por meio de vivências, observações e entrevistas com a equipe da gestão, uma especialista e uma professora. Os resultados da pesquisa indicam que a gestão da escola procura atuar como mediadora das aprendizagens, na implementação da política de escola tempo integral e nas práticas pedagógicas, contribuindo para enfrentar desafios como recursos insuficientes e estrutura limitada. Conclui-se que a educação integral depende da articulação entre gestores, do poder público e da organização da comunidade escolar, sendo a gestão democrática um princípio político-pedagógico essencial para consolidar um ambiente educativo mais justo, participativo, inclusivo, de qualidade e que considere a formação do sujeito na perspectiva multidimensional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENA25112025.pdf561,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons