Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36612
Tipo: TCC
Título: Currículo e tecnologias: o uso dos smartphones por estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Thayllany Keylla de Lima
Primeiro Orientador: Rocha, Nathália Fernandes Egito
Resumo: O presente trabalho tem como tema o uso dos smartphones no contexto escolar e suas implicações para as práticas curriculares no Ensino Fundamental. O problema que norteia a investigação consiste em compreender como os estudantes do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, percebem o uso ou a restrição do uso dos celulares na escola e de que maneira essa situação afeta sua experiência curricular. O objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções dos alunos acerca do uso de celulares no ambiente escolar, investigando seus impactos na vivência curricular. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida em uma escola pública do município de Alhandra/PB, com a participação de dez estudantes, sendo cinco do 6º ano e cinco do 9º ano. Os dados foram coletados por meio de questionários abertos e entrevistas, sendo posteriormente submetidos à análise de conteúdo temática. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Sacristán (1998), Moreira e Candau (2007), Roldão e Almeida (2018), Kenski (2007), Moran (2007) e Papert (1985, 2008). Os resultados apontam que os estudantes reconhecem tanto os benefícios quanto os riscos do uso dos celulares na escola, apresentando uma postura crítica ao identificarem o potencial do recurso como aliado pedagógico, desde que mediado por intencionalidade docente. Conclui-se que a proibição isolada não resolve os desafios impostos pelo uso dos dispositivos, sendo necessária uma implementação crítica e planejada das tecnologias digitais no currículo escolar, de forma a potencializar aprendizagens significativas e contextualizadas.
Abstract: This undergraduate thesis addresses the use of smartphones in the school context and their implications for curricular practices in Elementary Education. The research problem consists in understanding how 6th- and 9th-grade students from a public school perceive the use—or restriction—of mobile phones at school, and how this situation affects their curricular experience. The general objective is to analyze students’ perceptions regarding the use of cell phones in the school environment, investigating their impacts on the curricular experience. The study adopts a qualitative, exploratory, and descriptive methodology, conducted in a public school in the municipality of Alhandra/PB, with the participation of ten students, five from the 6th grade and five from the 9th grade. Data were collected through open-ended questionnaires and interviews, and subsequently examined through thematic content analysis. The theoretical framework is based on authors such as Sacristán (1998), Moreira and Candau (2007), Roldão and Almeida (2018), Kenski (2007), Moran (2007), and Papert (1985, 2008). The results indicate that students acknowledge both the benefits and risks of using mobile phones at school, adopting a critical stance by recognizing the potential of these devices as pedagogical tools when mediated by intentional teaching practices. The study concludes that prohibition alone is insufficient, highlighting the need for critical and planned integration of digital technologies into the school curriculum in order to foster meaningful and contextualized learning.
Palavras-chave: Currículo
Tecnologias educacionais
Educação básica
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36612
Data do documento: 1-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TKLS25112025.pdf631,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons