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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36621
Tipo: TCC
Título: Educação antirracista na primeríssima infância: formação docente e educação para as relações étnico-raciais
Autor(es): Santos, Danielle Vitória Pessoa de Sales
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Sousa .
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve o objetivo principal de compreender as relações étnico-raciais na educação infantil, enfatizando as possibilidades encontradas nas salas de referência com crianças entre zero a três anos de idade, para promover uma educação antirracista. A pesquisa foi motivada pelas reflexões sobre a temática durante o processo de formação no curso de Pedagogia, aliadas às experiências de estágio em instituições que atendem à primeira infância. Dessa forma, buscamos problematizar as relações étnico-raciais no contexto brasileiro; discorrer sobre a educação infantil e suas especificidades nos entrelaçamentos étnico-raciais; e discutir acerca das possibilidades de promover nas salas de referência uma educação antirracista. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e os dados analisados neste estudo foram oriundos da pesquisa em campo em três instituições: duas instituições privadas e uma instituição pública na cidade de João Pessoa. Como instrumentos de coleta de dados contamos com um caderno de memórias, diários de campo e registros de imagens, documentando vivências referentes as dinâmicas raciais e educação antirracista. Com análise do material observamos que na formação do pedagogo existem lacunas para a implementação das leis 10.639/03 e a 11.645/08 resultando em práticas pedagógicas mecanizadas e na propagação de estereótipos que perpetuam a discriminação e invisibilidade dos corpos negros no Estado brasileiro. Por isso, é preciso refletir sobre a necessidade da educação para as relações étnico-raciais desde a primeira infância, reconhecendo o afeto como mecanismo para reduzir os danos das desigualdades e a violência que atinge a comunidade negra e os povos originários.
Abstract: This course completion work aimed to understand ethnic-racial relations in early childhood education, emphasizing the possibilities found in reference classrooms with children between zero and three years old, to promote anti-racist education. The research was motivated by reflections on the theme during the Pedagogical course, combined with internship experiences in institutions that serve early childhood. Thus, we sought to problematize ethnic-racial relations in the Brazilian context; discuss early childhood education and its specificities in ethnic-racial intersections; and explore the possibilities of promoting anti-racist education in reference classrooms. This was a qualitative research study, and the data analyzed were from field research in three institutions: two private institutions and one public institution in the city of João Pessoa. Data collection instruments included a memory notebook, field diaries, and image records, documenting experiences related to racial dynamics and anti-racist education. Upon analyzing the material, we observed that there are gaps in teacher training for implementing laws 10.639/03 and 11.645/08, resulting in mechanized pedagogical practices and the propagation of stereotypes that perpetuate discrimination and invisibility of black bodies in the Brazilian state. Therefore, it is necessary to reflect on the need for education on ethnic-racial relations from early childhood, recognizing affection as a mechanism to reduce the harm of inequalities and violence that affect the black community and indigenous peoples.
Palavras-chave: Creche
Formação docente
Relações étnico-raciais
Infância negra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36621
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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