Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36623| Tipo: | TCC |
| Título: | Os desafios enfrentados no processo de inclusão e de ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista |
| Autor(es): | Silva, Mirelle Thamara de Lima |
| Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
| Resumo: | A inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se consolidado como um dos maiores desafios contemporâneos no campo da educação inclusiva, exigindo práticas pedagógicas e políticas institucionais cada vez mais comprometidas com a equidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar os desafios encontrados no processo de inclusão e de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar discutidos em artigos científicos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada na análise de oito artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, nas revistas, a saber: Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, Revista Educação Especial e Revista Educação Contemporânea Os resultados revelaram que, embora haja avanços legais e diretrizes educacionais que buscam garantir o direito à educação de qualidade para todos, a inclusão de estudantes com TEA ainda enfrenta obstáculos significativos. Entre eles, destacam-se barreiras estruturais e institucionais, como a escassez de ambientes e materiais acessíveis e equipes multiprofissionais; além dos desafios enfrentados pelos professores, como a sobrecarga de trabalho, a insegurança diante das especificidades do transtorno e a ausência de apoio técnico especializado. A análise também apontou que a formação docente — tanto inicial quanto continuada — ainda se mostra insuficiente para atender às demandas da prática inclusiva. Apesar disso, identificaram-se práticas pedagógicas eficazes, como o uso do Plano Educacional Individualizado, a organização do ambiente, o uso de recursos visuais e tecnológicos e a promoção da interação social intencional. Conclui-se que a inclusão de alunos com TEA requer ações articuladas em três eixos fundamentais: (1) formação docente contínua e contextualizada; (2) fortalecimento da infraestrutura e do suporte institucional; e (3) transformação cultural da escola, pautada no reconhecimento e valorização da diversidade. A importância desta pesquisa reside em contribuir para o debate sobre a efetivação da inclusão escolar, reforçando que o processo não se limita ao cumprimento da legislação, mas envolve um compromisso ético com a cidadania, a justiça social e o direito ao pertencimento e ao pleno desenvolvimento de todos os estudantes. |
| Abstract: | The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) has established itself as one of the greatest contemporary challenges in the field of inclusive education, requiring pedagogical practices and institutional policies increasingly committed to equity. This Final Project aims to analyze the challenges encountered in the inclusion and teaching-learning process of students with Autism Spectrum Disorder in the school environment, as discussed in scientific articles. To this end, a bibliographical search was conducted, based on the analysis of nine scientific articles published between 2020 and 2025 in the following journals: Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, Revista Educação Especial, and Revista Educação Contemporânea. The results revealed that, although there are legal advances and educational guidelines that seek to guarantee the right to quality education for all, the inclusion of students with ASD still faces significant obstacles. Among these are structural and institutional barriers, such as the lack of accessible environments and materials and multidisciplinary teams; In addition to the challenges faced by teachers, such as work overload, insecurity regarding the specificities of the disorder, and the lack of specialized technical support, the analysis also indicated that teacher training—both initial and ongoing—still proves insufficient to meet the demands of inclusive practice. Despite this, effective pedagogical practices were identified, such as the use of the Individualized Educational Plan, organization of the environment, the use of visual and technological resources, and the promotion of intentional social interaction. The conclusion is that the inclusion of students with ASD requires actions coordinated across three fundamental axes: (1) ongoing and contextualized teacher training; (2) strengthening infrastructure and institutional support; and (3) cultural transformation of the school, based on the recognition and appreciation of diversity. The importance of this research lies in contributing to the debate on the implementation of school inclusion, reinforcing that the process is not limited to compliance with legislation but involves an ethical commitment to citizenship, social justice, and the right to belonging and full development of all students. |
| Palavras-chave: | Inclusão escolar Autismo Práticas pedagógicas Formação docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36623 |
| Data do documento: | 12-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MTLS25112025.pdf | 528,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
