Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36638
Tipo: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades da plataforma educacional EducaSim: usabilidade, aceitação tecnológica e experiência do usuário
Autor(es): Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves
Primeiro Orientador: Silva, Patrícia
Resumo: Com o uso dinâmico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação as plataformas digitais representam nas organizações um ponto de salto para o seu crescimento, seja, na forma como aprendemos e/ou ensinamos. A plataforma de gestão escolar EducaSim, objeto de estudo dessa pesquisa, foi implementada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Rede Municipal de Ensino na cidade de João Pessoa e, realiza o gerenciamento de serviços, como: registro de frequência dos estudantes, notas, matrículas escolares e demais funcionalidades, impactando diretamente nas atividades docentes, como também outros servidores. Sendo assim, nosso objetivo geral da pesquisa é analisar a utilidade e uso da plataforma digital de gestão escolar EducaSim, pelas professoras e professores do Polo 1 da Rede Municipal de Ensino na cidade de João Pessoa. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, com propósitos exploratório, descritivos, explicativos e, procedimentos bibliográficos e campo. Os resultados apontaram que o uso de uma plataforma digital de gestão educacional gera alguns pontos de sobrecarga em seus usuários, mas que boa parte delas sentem-se seguras ao utilizá-la. Reconheceram que mesmo a plataforma EducaSim ainda necessitando de ajustes e melhorias, surge como uma ferramenta inovadora da qual não podemos mais retroceder ao uso do diário físico. Os setores apresentados na pesquisa apresentam uma rede sociotécnica, das quais se entrelaçam com os nossos respondentes e os setores da escola e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, destacamos o setor de Monitoramento Escolar, o qual tem como uso a plataforma EducaSim para monitoramento do preenchimento de notas, planos de aula, registros de aula por parte das unidades escolares, juntamente com os setores de Divisão de Anos Iniciais, Finais e Educação Infantil. Em vista disso, elaboramos um Guia prático, trazendo informações de forma simplificada de como poderia ser utilizado a Plataforma EducaSim, buscando a recuperação mais rápida das informações, para assim minimizar retrabalhos ou dúvidas que possam surgir. Conclui-se que nesse cenário, a pesquisa e a avaliação do impacto das plataformas digitais na gestão escolar são essenciais para colaboração de rotinas e práticas digitais que de fato auxiliem a rotina das professoras e professores em seu dia a dia.
Abstract: With the dynamic use of Digital Information and Communication Technologies, digital platforms represent a steppingstone for organizational growth, particularly in how we learn and/or teach. The EducaSim school management platform, the subject of this research, was implemented by the Department of Information and Communication Technology of the Municipal Education Network in the city of João Pessoa. It manages services such as student attendance records, grades, school enrollments, and other functionalities, directly impacting teachers' activities as well as those of other staff members. Thus, the primary objective of our research is to analyze the utility and usage of the EducaSim digital school management platform by teachers in Zone 1 of the Municipal Education Network in João Pessoa. To achieve this, we employed a qualitative approach with exploratory, descriptive, and explanatory purposes, alongside bibliographic and field research procedures. The results indicated that using a digital educational management platform creates certain overload points for its users. However, most users feel confident using it. They recognized that although the EducaSim platform still requires adjustments and improvements, it emerges as an innovative tool that makes reverting to physical records impractical. The sectors highlighted in the research demonstrate a sociotechnical network interwoven with our respondents, the school sectors, and the Municipal Government of João Pessoa. We emphasize the School Monitoring sector, which uses the EducaSim platform to monitor grade entries, lesson plans, and class records from school units, alongside the Divisions of Early Years, Final Years, and Early Childhood Education. Considering this, we developed a practical guide, presenting simplified information on how to use the EducaSim platform, aiming to enable quicker information retrieval, thereby minimizing rework or doubts that may arise. We conclude that in this context, researching and evaluating the impact of digital platforms on school management is essential to foster routines and digital practices that effectively support teachers' daily activities.
Palavras-chave: EducaSim
Plataformas digitais
Redes sociotécnicas
Usabilidade
Modelo de aceitação tecnológica
Digital platforms
Sociotechnical networks
Usability
Technological acceptance model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36638
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EryckaTherezaCavalcanteChavesOliveira_Dissert.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons