Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36645
Tipo: TCC
Título: As contribuições do programa residência pedagógica para a formação inicial dos licenciandos em Pedagogia
Autor(es): Marques, Luíza Hilário
Primeiro Orientador: Costa, Isabel Marinho da
Resumo: A formação de professores é uma temática amplamente debatida no Brasil, constituindo-se como foco de diversas políticas públicas voltadas ao aperfeiçoamento e à qualificação docente. Entre essas iniciativas, destaca-se o Programa de Residência Pedagógica, cujo propósito é contribuir para a formação inicial de professores e fortalecer a identidade docente dos licenciandos. Nesse sentido, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial dos licenciandos em Pedagogia, destacando seus impactos na qualificação dos futuros professores, na inserção da prática pedagógica e na valorização da docência. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo sido analisadas bases legais, obras e artigos relacionados à temática. Além disso, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin para examinar as informações obtidas por meio de um questionário aplicado via Google Forms a um dos coordenadores do Subprojeto de Pedagogia (Campus I) da Universidade Federal da Paraíba, acerca das contribuições do Programa para a formação inicial. Os resultados evidenciam a relevância do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos, ao proporcionar experiências significativas tanto no cotidiano escolar quanto nos processos formativos da universidade. Tais vivências favoreceram o desenvolvimento de autonomia e segurança na tomada de decisões pedagógicas, contribuindo para a consolidação da identidade docente e para o fortalecimento da profissionalização.
Abstract: Teacher education is a widely debated topic in Brazil, constituting the focus of several public policies aimed at improving and qualifying teaching professionals. Among these initiatives, the Pedagogical Residency Program stands out, whose purpose is to contribute to the initial training of teachers and to strengthen the teaching identity of undergraduate students. In this context, the present Undergraduate Thesis aims to investigate the contributions of the Pedagogical Residency Program to the initial training of Pedagogy students, highlighting its impacts on the qualification of future teachers, the integration of pedagogical practice, and the appreciation of teaching. This is a qualitative study, comprising bibliographic research and field research, in which legal frameworks, books, and articles related to the topic were analyzed. Furthermore, Bardin’s content analysis method was used to examine the information obtained through a questionnaire applied via Google Forms to one of the coordinators of the Pedagogy Subproject (Campus I) at the Federal University of Paraíba, regarding the Program’s contributions to initial teacher education. The results highlight the relevance of the Pedagogical Residency Program in the initial training of undergraduate students, as it provides meaningful experiences both in the school environment and within the university’s formative processes. Such experiences fostered the development of autonomy and confidence in pedagogical decision-making, contributing to the consolidation of teaching identity and the strengthening of professionalization.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica
Formação docente
Identidade docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36645
Data do documento: 1-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHM26112025.pdf573,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons