Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36647
Tipo: TCC
Título: Entre palavras e imagens: representações da formação do povo brasileiro em livros de história dos anos iniciais e seus impactos na educação
Autor(es): Claudino, Adriely Vitória Freire
Primeiro Orientador: Oliveira, Vanderlan Paulo de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os livros de história para o ensino fundamental e sua relação com a concepção de uma história única do povo brasileiro, podendo influenciar a construção de identidades em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o estudo assume um caráter de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva. Na pesquisa, busco compreender de que forma os conteúdos são organizados, apresentados e integrados, investigando possíveis lacunas, estereótipos e formas de segregação temática. Para tanto, foram examinadas duas coleções de livros, considerando aspectos como a fluidez dos conteúdos, o uso de imagens, a abordagem textual e a função pedagógica do material. O trabalho aponta contribuições para a prática pedagógica, destacando a importância do uso crítico do material didático, e sugere caminhos para pesquisas futuras, incluindo análises comparativas entre diferentes coleções, disciplinas e estratégias docentes para enfrentar lacunas e estereótipos nos livros escolares. Os resultados obtidos apontam que a mediação docente é indispensável para a construção da concepção crítica dos discentes.
Abstract: This study aims to examine history textbooks used in elementary schools and how they relate to the idea of a single story of the Brazilian people — an idea that can shape how young students build their sense of identity. The research is based on bibliographic and documentary analysis, using a qualitative, exploratory, and descriptive approach. It seeks to understand how the content in these books is organized, presented, and connected, while also looking for possible gaps, stereotypes, and forms of exclusion.Two textbook collections were analyzed, considering aspects such as how smoothly the content flows, how images are used, the quality of the text, and the overall educational purpose of the material. The study contributes to teaching practice by emphasizing the importance of using textbooks critically and suggests new paths for future research, including comparisons between different collections, subjects, and teaching strategies to help address the gaps and stereotypes that still exist in school materials. The results indicate that teacher mediation is essential for developing students’ critical understanding.
Palavras-chave: Livros didáticos
história única
Povo brasileiro - formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36647
Data do documento: 2-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVFC26112025.pdf6,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons