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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36648
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Josuel Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-11-26T18:12:06Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-11-26T18:12:06Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36648-
dc.description.abstractKnowledge should be understood in public organizations as a fundamental strategic resource for their development, continuity, and innovation. When properly managed and systematically preserved, it can significantly contribute to the improvement of organizational results and the consolidation of institutional memory. In this context, this dissertation aims to analyze how Knowledge Management can contribute to the management and preservation of Organizational Memory in the Management of Document Management, Standardization, and Modernization (GGDOC) of the State Department of Education of Paraíba (SEE/PB). The research is characterized as an exploratory-descriptive study with a qualitative approach, configured as a case study based on documentary and field research. Data collection was conducted through semi-structured interviews, with the data analyzed using content analysis techniques. The results indicate the absence of formal institutional guidelines directed towards knowledge management and the preservation of organizational memory, highlighting the need for strategic actions aimed at systematizing informational practices. The research proposes guidelines that can support the formulation of a Knowledge Management policy in SEE/PB, with the goal of strengthening document management and valuing knowledge as an organizational asset. It is expected that this will contribute to the construction of a more efficient, transparent, and innovative public administration, especially in the context of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-11-26T18:12:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasJosuelGonçalvesDeOliveira_Dissert.pdf: 2042088 bytes, checksum: e8fed1e2148c40562e85994ca69c3c68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-26T18:12:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasJosuelGonçalvesDeOliveira_Dissert.pdf: 2042088 bytes, checksum: e8fed1e2148c40562e85994ca69c3c68 (MD5) Previous issue date: 2025-05-13en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectMemória organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão documentalpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectMemória organizacional - preservaçãopt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectOrganizational memorypt_BR
dc.subjectDocument managementpt_BR
dc.subjectPublic managementpt_BR
dc.subjectPreservation of organizational memorypt_BR
dc.titleA contribuição da gestão do conhecimento para a gestão e preservação da memória organizacional : um estudo em uma instituição públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573980668187046pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6629722673578600pt_BR
dc.description.resumoO conhecimento deve ser compreendido nas organizações públicas como um recurso estratégico fundamental para seu desenvolvimento, continuidade e inovação. Quando gerido de forma adequada e preservado sistematicamente, pode contribuir de maneira significativa para a melhoria dos resultados organizacionais e para a consolidação da memória institucional. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir com a gestão e com a preservação da Memória Organizacional na Gerência de Gestão Documental, Normatização e Modernização (GGDOC) da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB). A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, com base em pesquisa documental e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam a ausência de diretrizes institucionais formais voltadas à gestão do conhecimento e à preservação da memória organizacional, evidenciando a necessidade de ações estratégicas voltadas à sistematização de práticas informacionais. A pesquisa propõe orientações que podem subsidiar a formulação de uma política de GC na SEE/PB, com vistas ao fortalecimento da gestão documental e à valorização do conhecimento como ativo organizacional. Espera-se, com isso, contribuir para a construção de uma administração pública mais eficiente, transparente e inovadora, especialmente no contexto da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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