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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36648
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição da gestão do conhecimento para a gestão e preservação da memória organizacional : um estudo em uma instituição pública
Autor(es): Oliveira, Lucas Josuel Gonçalves de
Primeiro Orientador: Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos
Resumo: O conhecimento deve ser compreendido nas organizações públicas como um recurso estratégico fundamental para seu desenvolvimento, continuidade e inovação. Quando gerido de forma adequada e preservado sistematicamente, pode contribuir de maneira significativa para a melhoria dos resultados organizacionais e para a consolidação da memória institucional. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir com a gestão e com a preservação da Memória Organizacional na Gerência de Gestão Documental, Normatização e Modernização (GGDOC) da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB). A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, com base em pesquisa documental e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam a ausência de diretrizes institucionais formais voltadas à gestão do conhecimento e à preservação da memória organizacional, evidenciando a necessidade de ações estratégicas voltadas à sistematização de práticas informacionais. A pesquisa propõe orientações que podem subsidiar a formulação de uma política de GC na SEE/PB, com vistas ao fortalecimento da gestão documental e à valorização do conhecimento como ativo organizacional. Espera-se, com isso, contribuir para a construção de uma administração pública mais eficiente, transparente e inovadora, especialmente no contexto da educação.
Abstract: Knowledge should be understood in public organizations as a fundamental strategic resource for their development, continuity, and innovation. When properly managed and systematically preserved, it can significantly contribute to the improvement of organizational results and the consolidation of institutional memory. In this context, this dissertation aims to analyze how Knowledge Management can contribute to the management and preservation of Organizational Memory in the Management of Document Management, Standardization, and Modernization (GGDOC) of the State Department of Education of Paraíba (SEE/PB). The research is characterized as an exploratory-descriptive study with a qualitative approach, configured as a case study based on documentary and field research. Data collection was conducted through semi-structured interviews, with the data analyzed using content analysis techniques. The results indicate the absence of formal institutional guidelines directed towards knowledge management and the preservation of organizational memory, highlighting the need for strategic actions aimed at systematizing informational practices. The research proposes guidelines that can support the formulation of a Knowledge Management policy in SEE/PB, with the goal of strengthening document management and valuing knowledge as an organizational asset. It is expected that this will contribute to the construction of a more efficient, transparent, and innovative public administration, especially in the context of education.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Memória organizacional
Gestão documental
Gestão pública
Memória organizacional - preservação
Knowledge management
Organizational memory
Document management
Public management
Preservation of organizational memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36648
Data do documento: 13-Mai-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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