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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36648| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A contribuição da gestão do conhecimento para a gestão e preservação da memória organizacional : um estudo em uma instituição pública |
| Autor(es): | Oliveira, Lucas Josuel Gonçalves de |
| Primeiro Orientador: | Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos |
| Resumo: | O conhecimento deve ser compreendido nas organizações públicas como um recurso estratégico fundamental para seu desenvolvimento, continuidade e inovação. Quando gerido de forma adequada e preservado sistematicamente, pode contribuir de maneira significativa para a melhoria dos resultados organizacionais e para a consolidação da memória institucional. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir com a gestão e com a preservação da Memória Organizacional na Gerência de Gestão Documental, Normatização e Modernização (GGDOC) da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB). A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, com base em pesquisa documental e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam a ausência de diretrizes institucionais formais voltadas à gestão do conhecimento e à preservação da memória organizacional, evidenciando a necessidade de ações estratégicas voltadas à sistematização de práticas informacionais. A pesquisa propõe orientações que podem subsidiar a formulação de uma política de GC na SEE/PB, com vistas ao fortalecimento da gestão documental e à valorização do conhecimento como ativo organizacional. Espera-se, com isso, contribuir para a construção de uma administração pública mais eficiente, transparente e inovadora, especialmente no contexto da educação. |
| Abstract: | Knowledge should be understood in public organizations as a fundamental strategic resource for their development, continuity, and innovation. When properly managed and systematically preserved, it can significantly contribute to the improvement of organizational results and the consolidation of institutional memory. In this context, this dissertation aims to analyze how Knowledge Management can contribute to the management and preservation of Organizational Memory in the Management of Document Management, Standardization, and Modernization (GGDOC) of the State Department of Education of Paraíba (SEE/PB). The research is characterized as an exploratory-descriptive study with a qualitative approach, configured as a case study based on documentary and field research. Data collection was conducted through semi-structured interviews, with the data analyzed using content analysis techniques. The results indicate the absence of formal institutional guidelines directed towards knowledge management and the preservation of organizational memory, highlighting the need for strategic actions aimed at systematizing informational practices. The research proposes guidelines that can support the formulation of a Knowledge Management policy in SEE/PB, with the goal of strengthening document management and valuing knowledge as an organizational asset. It is expected that this will contribute to the construction of a more efficient, transparent, and innovative public administration, especially in the context of education. |
| Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Memória organizacional Gestão documental Gestão pública Memória organizacional - preservação Knowledge management Organizational memory Document management Public management Preservation of organizational memory |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36648 |
| Data do documento: | 13-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LucasJosuelGonçalvesDeOliveira_Dissert.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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