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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36689| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Satisfação no trabalho : um estudo acerca do onboarding, treinamento e local de trabalho na UFPB |
| Autor(es): | Travassos, Keisemberg Ribeiro |
| Primeiro Orientador: | Bandeira, Lucilene Klênia Rodrigues |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo pesquisar a satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco nas ações institucionais de onboarding, treinamento e designação do local de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e caráter descritivo, desenvolvida por meio de um estudo de caso com coleta de dados através de um questionário estruturado aplicado on-line a servidores administrativos que ingressaram na Instituição nos últimos sete anos. Os dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas e correlações de Spearman, com suporte do software PSPP. Os resultados indicam níveis medianos de satisfação com o local de trabalho, sendo as oportunidades de crescimento o item com menor média, enquanto a percepção de conforto no ambiente de trabalho e os equipamentos disponíveis obtiveram médias discretamente mais elevadas. A decisão de permanecer ou não na Universidade Federal da Paraíba mostrou correlações significativas com variáveis como satisfação geral com o trabalho e percepção de desenvolvimento pessoal e profissional. Houve ainda correlação significativa da mesma questão com variáveis dos blocos de onboarding e treinamento, destacando a importância de boas práticas iniciais na retenção dos servidores. Conclui-se que os fatores relacionados ao acolhimento, capacitação e infraestrutura impactam diretamente a satisfação e o engajamento dos técnicos-administrativos em educação, sendo recomendadas ações de padronização do processo de integração, melhoria na comunicação institucional e investimento contínuo no desenvolvimento profissional como estratégias para fortalecimento da cultura organizacional e valorização do servidor público. |
| Abstract: | This study aims to research job satisfaction among administrative technicians at the Federal University of Paraíba (UFPB), focusing on institutional actions related to onboarding, training, and workplace assignment. It is an applied research project with a quantitative approach and a descriptive character, developed through a case study. Data were collected via a structured on-line questionnaire administered to administrative staff who joined the institution within the past seven years. The data were analyzed using descriptive statistics and Spearman correlations, with the aid of PSPP software. The results indicate moderate satisfaction levels regarding the workplace, with growth opportunities presenting the lowest average, while perceptions of workplace comfort and available equipment scored slightly higher. The decision to stay or leave the institution showed significant correlations with variables such as overall job satisfaction and perceived personal and professional development. The same question also correlated significantly with variables from the onboarding and training blocks, highlighting the importance of well-structured initial practices in employee retention. The study concludes that factors related to integration, training, and infrastructure directly influence satisfaction and engagement among administrative staff. It recommends standardized onboarding procedures, improved institutional communication, and ongoing investment in professional development as strategies to strengthen organizational culture and enhance the value of public servants. |
| Palavras-chave: | Satisfação no trabalho - UFPB Integração - Servidores técnico-administrativos Onboarding Turnover Satisfaction level |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36689 |
| Data do documento: | 22-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KeisembergRibeiroTravassos_Dissert.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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