Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36706
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias educacionais para a educação bilíngue : uma proposta pedagógica aplicada em uma escola de audiocomunicação
Autor(es): Santos, Maria de Fátima da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral implementar uma intervenção didático-pedagógica a partir da obra literária de literatura infantil intitulada “Patinho Surdo”, com o intuito de enriquecer o processo de letramento bilíngue dos estudantes surdos. O estudo foi conduzido na Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande – EDAC, especificamente na turma do 4° ano, composta por cinco estudantes. Optou-se por uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, utilizando o estudo de caso, com análise quantitativa e qualitativa. As fontes bibliográficas que fundamentam o estudo incluem autores como Damázio (2007), Gresser (2012), Moura (2000; 2008), Quadros (2000), Soares (1990; 2020), Tfouni (1995) e Rojo (2012; 2015), os quais abordam temas como educação de surdos, métodos de ensino, bilinguismo, aquisição da leitura e escrita, alfabetização e letramento, bem como a BNCC (Brasil, 2017). Como resultado, a intervenção resultou em melhorias significativas no processo de letramento de estudantes surdos e contribuiu para o avanço do conhecimento e práticas no campo da educação bilíngue, utilizando a Língua Brasileira de Sinais - Libras (L1) e a Língua Portuguesa (L2) na modalidade de leitura e escrita (L2), visando proporcionar uma educação bilíngue de qualidade para estudantes surdos na Rede Estadual de Ensino.
Abstract: The general aim of this research is to implement a didactic-pedagogical intervention using the literary work “Deaf Duckling”, in order to enrich the bilingual literacy process of deaf students. The study will be conducted at the Campina Grande State School of Audiocommunication - EDAC, specifically in the 4th grade class. We opted for an action-research methodological approach, using a case study, with quantitative and qualitative analysis. The bibliographic sources on which this research is based include authors such as Dammázio (2007), Gresser (2012), Moura (2000; 2008), Quadros (2000), Soares (1990; 2020), Tfouni (1995) and Rojo (2012; 2015). These authors address topics such as deaf education, teaching methods, bilingualism, reading and writing acquisition, literacy and literacy and the BNCC (Brasil, 2017). It is hoped that this intervention will result in significant improvements in the literacy process of deaf students and contribute to the advancement of knowledge and practices in the field of bilingual education, using the Brazilian Sign Language - Libras (L1) and the Portuguese Language (L2) in the reading and writing modality (L2), aiming to provide a quality bilingual education for deaf students in the State Education Network.
Palavras-chave: Bilinguismo
Letramento bilíngue
Surdez
Bilingualism
Bilingual literacy
Deafness
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36706
Data do documento: 20-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDeFátimaDaSilvaSantos_Dissert.pdf6,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons