Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36709| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância dos recursos didáticos em sala de aula |
| Autor(es): | Silva, Helizete Bezerra da |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | O presente trabalho aqui desenvolvido vai abordar um assunto muito importante, os recursos didáticos. O objetivo foi entender porque as escolas públicas não facilitam o aprendizado dos alunos utilizando os recursos didáticos para tal fim, bem como identificar quais os recursos didáticos que a escola possui, entrevistar professores sobre o uso dos recursos didáticos, saber a opinião dos alunos sobre o assunto em pauta e levantar referências para fundamentar teoricamente o trabalho. Usamos o método quantiqualitativo e descritivo exploratório através de questionários, visitas, conversas e observações. O trabalho foi realizado em duas escolas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Braz Baracuhy e Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Martinho, com o apoio de cinco professores e trinta e oito alunos para responder os questionários. Nossa pesquisa teve como base a experiência vivida na Escola Municipal Professor Renato Lima que hoje não existe mais, nesta identificamos que a mesma possuía muito recurso e não utilizava em sala de aula para mudar aquele quadro precário de educação que estavam inseridos. Entendemos que os recursos didáticos devem ser utilizados para enriquecer as aulas de tal modo que os alunos se sintam motivados a aprender. A mesmice diária das aulas e a falta de Recursos faz com que os alunos não se sintam atraídos para frequentar a escola, bem como assistir e participar das aulas. Ficou claro que os professores precisam de um carinhoso para com os alunos e educação, pois os alunos demonstraram interesse pelas aulas. E os recursos didáticos podem e devem mudar esse quadro tornando as aulas dinâmicas e fazendo com que os alunos cheguem a escola cheios de expectativas para aprender. |
| Abstract: | The present work developed here will address a very important subject, the didactic resources. The objective was to understand why public schools do not facilitate students 'learning using the didactic resources for this purpose, as well as to identify which didactic resources the school has, to interview teachers about the use of didactic resources, to know the students' opinion about the subject and raise references to theoretically support the work. We use the quantitative and descriptive exploratory method through questionnaires, visits, conversations and observations. The work was carried out in two schools, the State Braz Baracuhy State Elementary School and the Frei Martinho State Elementary School, with the support of five teachers and thirtyeight students to answer the questionnaires. Our research was based on the experience lived at the Professor Renato Lima Municipal School that no longer exists today, in this we identified that it had a lot of resources and did not use in the classroom to change that precarious picture of education that were inserted. We understand that learning resources should be used to enrich classes so that students are motivated to learn. The daily sameness of classes and lack of resources mean that students are not attracted to attend school as well as attend and attend classes. It was clear that teachers need affection for their students and education, as students have shown interest in the classes. And teaching resources can and should change this picture by making classes dynamic and making students come to school full of expectations to learn. |
| Palavras-chave: | Educação Recursos didáticos Ensino público |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36709 |
| Data do documento: | 10-Mar-2015 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HBS03122025.pdf | 663,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
