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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordoville, Wagner Laranjeiras dos Santos-
dc.date.accessioned2025-12-03T12:09:30Z-
dc.date.available2025-12-03-
dc.date.available2025-12-03T12:09:30Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36713-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-03T12:09:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WLSC03122025.pdf: 641208 bytes, checksum: c8c9a21b1ae362065cd2239ec321cb22 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectSentidos democráticospt_BR
dc.subjectCapitalização do mal-estarpt_BR
dc.titleA capitalização da tragédia: O “Escola sem Partido” e as rupturas nos sentidos democráticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rebuá, Carlos Eduardo-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo estudar a articulação entre educação e democracia, sobretudo no que tange às práticas educacionais encenadas a partir do autoritarismo tecnocrático proposto no âmbito do movimento "Escola sem Partido". Nossa hipótese é a de que a projeção do Escola sem Partido parte da capitalização de um mal-estar instaurado na contemporaneidade, oriundo dos desgastes da democracia liberal, e que por isso este movimento não deve ser entendido como um fenômeno exclusivo à esfera educacional. Para expor isso, utilizamos de uma abordagem metodológica qualitativa, em que, através de uma revisão bibliográfica que dialoga com autores como Freire (2016, 2018), Penna (2018), Frigotto (2018), Wood (2011, 2007), Mészáros (2008), Rancière (2014), dentre outros, buscou compreender nuances do panorama político, econômico e social, relacionando-as com as categorias de análise em questão. O trabalho aborda o contexto de Brasil, sobretudo no presente ano de 2019, mas entendemos que para que a crítica mantenha-se rigorosa, questões históricas para além deste recorte geotemporal foram brevemente abordadas. Começamos discutindo sobre a que se propõe a educação em suas diferentes manifestações, que em seu fazer crítico pode auxiliar na aproximação da construção de uma democracia fundamental ou mesmo, dado o contexto, ser um dos pilares da resistência popular frente aos desmontes impostos pelo modus neoliberal, na defesa da democracia liberal em crise. Isso não nos isentou de, num momento posterior, sinalizar as contradições do modelo democrático liberal, bem como apontar que, no capitalismo, a educação é não só, mas também, uma ferramenta de internalização de conformismos. A análise procura apontar os graves atentados, no campo da educação, às perspectivas democráticas mais básicas, ao mesmo tempo em que procura delinear muito brevemente algumas nuances do cenário educacional e democrático brasileiro, que engendra a capitalização desse mal-estar sintomático. Nesse sentido, concluímos que a construção de uma educação democrática deve ser entendida como a alternativa viável à solução do problema da exploração humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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