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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36715
Tipo: TCC
Título: Lei 13.566/2018 (Lei Marielle Franco): contribuições pedagógicas no enfrentamento à violência contra a mulher na cidade de João Pessoa
Autor(es): Pordeus, Lucille Patriota
Primeiro Orientador: Rebuá, Carlos Eduardo Zaleski
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a Lei Municipal 13.566/2018 que estimula o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas da cidade de João Pessoa -PB, sob o seguinte questionamento: como a Lei Municipal 13.566/2018 que estimula o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha contribui pedagogicamente nas escolas municipais de João Pessoa? Para tanto, apresentei o material pedagógico desenvolvido nas escolas por meio da cartilha, discutindo a centralidade da educação como uma forma de prevenção desta problemática, assim como os limites apresentados. Como aporte teórico a respeito dos conceitos de gênero, patriarcado e violência contra a mulher foram utilizadas as seguintes autoras e autores: Heleieth Saffioti (2015), Maria Amélia de Almeida Teles (2017), Constância Lima Duarte (2019), Lourdes Maria Bandeira (2019), Montserrat Moreno (1999), Paulo Freire (1996; 2017), Antonio Tavares de Jesus (1989). No que se refere à metodologia, a abordagem do presente trabalho segundo a natureza dos dados é qualitativa, buscando compreender a natureza de um fenômeno relacionando-o com o contexto social, político, econômico e/ou cultural. No que diz respeito ao tipo da pesquisa quanto às fontes de informação é de característica bibliográfica, que busca investigar a partir das trabalhos já produzidos a respeito da temática. Com base nas reflexões realizadas, é possível constatar a importância do ensino da Lei Maria da Penha nas escolas como uma das formas de prevenção da violência contra a mulher, ainda que de maneira circunscrita no uso da cartilha. Mas exige pensar a violência sexista como uma problemática social imbricada dentro das relações capitalista-patriarcal-racista, ou seja, pensar a superação radical dessas relações para a construção de uma sociedade sem desigualdades e hierarquias.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Gênero
Patriarcado
Violência contra a mulher
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36715
Data do documento: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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