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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36715| Tipo: | TCC |
| Título: | Lei 13.566/2018 (Lei Marielle Franco): contribuições pedagógicas no enfrentamento à violência contra a mulher na cidade de João Pessoa |
| Autor(es): | Pordeus, Lucille Patriota |
| Primeiro Orientador: | Rebuá, Carlos Eduardo Zaleski |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a Lei Municipal 13.566/2018 que estimula o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas da cidade de João Pessoa -PB, sob o seguinte questionamento: como a Lei Municipal 13.566/2018 que estimula o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha contribui pedagogicamente nas escolas municipais de João Pessoa? Para tanto, apresentei o material pedagógico desenvolvido nas escolas por meio da cartilha, discutindo a centralidade da educação como uma forma de prevenção desta problemática, assim como os limites apresentados. Como aporte teórico a respeito dos conceitos de gênero, patriarcado e violência contra a mulher foram utilizadas as seguintes autoras e autores: Heleieth Saffioti (2015), Maria Amélia de Almeida Teles (2017), Constância Lima Duarte (2019), Lourdes Maria Bandeira (2019), Montserrat Moreno (1999), Paulo Freire (1996; 2017), Antonio Tavares de Jesus (1989). No que se refere à metodologia, a abordagem do presente trabalho segundo a natureza dos dados é qualitativa, buscando compreender a natureza de um fenômeno relacionando-o com o contexto social, político, econômico e/ou cultural. No que diz respeito ao tipo da pesquisa quanto às fontes de informação é de característica bibliográfica, que busca investigar a partir das trabalhos já produzidos a respeito da temática. Com base nas reflexões realizadas, é possível constatar a importância do ensino da Lei Maria da Penha nas escolas como uma das formas de prevenção da violência contra a mulher, ainda que de maneira circunscrita no uso da cartilha. Mas exige pensar a violência sexista como uma problemática social imbricada dentro das relações capitalista-patriarcal-racista, ou seja, pensar a superação radical dessas relações para a construção de uma sociedade sem desigualdades e hierarquias. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Gênero Patriarcado Violência contra a mulher Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36715 |
| Data do documento: | 16-Dez-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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