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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36718
Tipo: Dissertação
Título: Viva nossa boa união! o saber corpo-musical no grupo Kambaiá - Cia de Moçambique de São Benedito, São Paulo
Autor(es): Souza, Camila Pereira de
Primeiro Orientador: Graeff, Nina
Resumo: Este trabalho busca apresentar e analisar parte dos saberes da tradição afrodiaspórica do moçambique de bastão paulista, com enfoque no Grupo Kambaiá - Cia. de Moçambique de São Benedito, localizada em São Paulo- SP e capitaneada pelo mestre Silvio Antonio de Oliveira. Opto pela perspectiva da encruzilhada, onde coexistem e se complementam diversos âmbitos de estudo: a história, o estudo do movimento e da música. Neste contexto, os saberes da tradição apresentados são concebidos como saberes corpo-musicais. Este trabalho foi estruturado a partir de metodologias apreendidas no contexto da tradição e prioriza o fazer coletivo, por este motivo, esta dissertação apresenta modos de apresentação e análise que contemplam outros recursos para além da escrita ocidental, dando espaço ao corpo, ao som e às vozes de outros integrantes da Cia., uma vez que eu, escritora deste texto, também faço parte do grupo desde 2018. Esta concepção metodológica e epistemológica faz-se através do uso de material audiovisual e variados tipos de notação musical e de movimento, por isso, ainda neste resumo, peço a gentileza da atenção nas indicações, as referências para links fazem parte da proposta não sendo apenas notas de rodapé.
Abstract: This work seeks to present and analyze part of the knowledge of the Afro-diasporic tradition of moçambique de bastão paulista, focusing on the Kambaiá Group - Cia. de Moçambique de São Benedito, located in São Paulo - SP and led by mestre Silvio Antonio de Oliveira. I opted for the perspective of the crossroads, where various fields of study coexist and complement each other: history, the study of movement and music. In this context, the traditional knowledge presented is conceived as body-musical knowledge. This work was structured on the basis of methodologies learned in the context of tradition and prioritizes collective making. For this reason, this dissertation presents modes of presentation and analysis that include resources other than Western writing, giving space to the body, sound and voices of other members of the company, since I, the writer of this text, have also been part of the group since 2018. This methodological and epistemological conception is made through the use of audiovisual material and various types of musical and movement notation, which is why, still in this summary, I kindly ask you to pay attention to the indications, the references to links are part of the proposal and are not just footnotes.
Palavras-chave: Moçambique de bastão
Afrodiaspórica
Música
Corpo
Congado
Afro-diasporic
Music
Body
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36718
Data do documento: 31-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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