Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3672
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação família-escola: vinculadas ao processo de ensino aprendizagem
metadata.dc.creator: Silva, Joelma Maria da
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cristiane Sousa de Assis
metadata.dc.description.resumo: A educação escolar não substitui a educação familiar, ambas se complementam. Conforme consenso entre os autores adotados nesta pesquisa Freire (1996), Szymanski (2011), Tiba (1996), em geral a educação familiar é voltada para formação do caráter e padrões de comportamento, enquanto que a escolar está focada na qualificação profissional e no desenvolvimento integral biopsicossocial, o que significa dizer que envolve todas as relações. Assim, faz-se necessário compreender como a família deve atuar no contexto escolar para que a escola possa promover uma aprendizagem significativa. O presente estudo busca abordar a importância da “relação família-escola” no sentido de identificar a importância da relação entre ambas, vinculadas ao desempenho escolar da criança durante o processo de ensino e de aprendizagem. Buscou-se pois, identificar quais os fatores que irão contribuir para que ambas consigam proporcionar uma educação de qualidade. Além disso, procurou-se investigar como a família pode contribuir de forma significativa para melhorar a qualidade do processo educativo, paralelamente como a sua ausência pode atrapalhar na qualidade desse processo. A metodologia adotada para realização deste estudo está pautada na abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, cuja aplicação do questionário misto, contendo questões abertas e fechadas, foi o instrumento utilizado para coleta de dados. A pesquisa foi feita em uma Escola da rede pública municipal localizada no município de Escada/ PE. Participaram deste estudo a gestora da escola, duas professoras do ensino fundamental do 5o ano, ambas educadoras atuantes na educação do município há mais de quinze anos, vinte e cinco pais de alunos da escola selecionada residentes na cidade de Escada, todos moradores do bairro onde está localizada a escola. A coleta de dados foi realizada na própria escola, sendo constatado que embora alguns pais tenham demonstrado compromisso e envolvimento no processo educativo de seus filhos, percebeu-se a grande dificuldade em que a escola juntamente com as professoras tem em firmar parceria atuante entre os pais dos alunos. Verifica-se a ausência de pais em momentos pontuais, o que dificulta maior integração entre os professores e responsáveis envolvidos. Nessa perspectiva, para que seja vislumbrada maior interação e integração, a escola precisa resgatar a família e seus valores, a fim de que todos façam parte do contexto escolar, no sentido de favorecer a participação e o envolvimento de toda a comunidade escolar.
Abstract: Schooling does not replace home education, they complement each other. As consensus among authors adopted in this research Freire (1996), Szymanski (2011), Tiba (1996), general family education is geared towards the formation of character and behavior patterns, while the school is focused on professional training and comprehensive biopsychosocial development, which means involving all relationships. Thus, it is necessary to understand how the family should act in the school so that the school can foster meaningful learning. This study seeks to address the importance of " family-school relationship " to identify the importance of the relationship between them, linked to children's school performance during the process of teaching and learning. Therefore sought to identify the factors that will contribute to both be able to provide a quality education. In addition, we sought to investigate how family can contribute significantly to improving the quality of the educational process, in parallel as its absence can disrupt the quality of this process. The methodology adopted for this study is based on the approach qualitative. It is a field research, exploratory, whose application of mixed questionnaire containing open and closed questions, was the instrument used for data collection. The research was done in a municipal public school located in the municipality of Escada / PE. The study included the management of the school, two elementary school teachers in the 5th year, both educators working in the municipal education for over fifteen years, twenty five parents of school students selected residents in Ladder, all residents of the neighborhood where is located at school. Data collection was performed in the school, and found that although some parents have demonstrated commitment to and involvement in the educational process of their children, we realized the great difficulty in the school along with the teachers have in establishing an active partnership between parents students. There is the absence of fathers in occasional moments, which complicates integration among teachers and guardians involved. In this perspective, it is envisioned to greater interaction and integration, the school needs to rescue the family and their values, so that all are part of the school context in order to promote the participation and involvement of the whole school community.
Keywords: Educação infantil
Família - escola
Escola
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3672
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMS02102013.pdf710,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.