Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36724
Tipo: TCC
Título: O ensino do Soroban na escolarização de estudantes com deficiência visual: analisando uma experiência de formação na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Silva, Severino Marte da
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do Soroban na formação inicial de professores, visando o ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual. O estudo parte da premissa de que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) assegura o direito à educação inclusiva, ao mesmo tempo em que aponta para a carência na formação docente em relação a recursos didáticos acessíveis. Com uma abordagem qualitativa e analisou as percepções de futuros professores do curso de licenciatura em matemática e licenciatura em pedagogia que participaram de um minicurso sobre o uso do Soroban. Os resultados indicam que a formação especializada transformou a compreensão dos participantes, que evoluíram de uma percepção genérica para uma visão mais aprofundada e técnica sobre a funcionalidade do instrumento. A análise demonstra que o Soroban não é apenas uma ferramenta de cálculo, mas um recurso que promove autonomia e empoderamento, permitindo que os estudantes com deficiência visual realizem operações matemáticas de forma tátil e independente. O estudo conclui que a incorporação do Soroban na formação inicial de professores é fundamental para a construção de uma educação mais equitativa e eficaz.
Abstract: This thesis investigates the role of the Soroban in the initial training of teachers, with a focus on teaching mathematics to visually impaired students. The study is based on the premise that the Brazilian Inclusion Law for Persons with Disabilities (Law No. 13.146/2015) guarantees the right to inclusive education while also highlighting the lack of accessible teaching resources in teacher training. Using a qualitative and exploratory approach, the research employed a literature review and analyzed the perceptions of future Pedagogy teachers who participated in a mini-course on the use of the Soroban. The results indicate that the specialized training transformed the participants' understanding, as they evolved from a generic perception to a more in-depth and technical view of the instrument's functionality. The analysis shows that the Soroban is not just a calculation tool but a resource that promotes autonomy and empowerment, allowing visually impaired students to perform mathematical operations tactilely and independently. The study concludes that incorporating the Soroban into initial teacher training is fundamental for building a more equitable and effective education system.
Palavras-chave: Soroban
Inclusão
Deficiência visual
Ensino - matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36724
Data do documento: 8-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMS03122025.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons