Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36725| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação e cuidado: o distanciamento entre os documentos legais e a prática pedagógica na educação infantil |
| Autor(es): | Silva, Francisca Aldenora Ferreira da |
| Primeiro Orientador: | Costa, Efigênia Maria Dias |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar os documentos legais do Ministério da Educação (MEC) sobre a concepção de educação e cuidado, e a prática pedagógica na educação infantil. Apresenta, portanto, uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, desenvolvida em uma turma do Pré II com crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de João Pessoa/PB. A partir de categorias de análise, foi possível identificar aspectos que comprometem a efetivação do binômio educação e cuidado, como a infraestrutura precária da instituição, a centralidade da sala de aula como único espaço de vivências e aprendizagens, a ausência do brincar em espaços externos e a oferta de uma alimentação inadequada às crianças. Os resultados evidenciam um hiato entre o que preveem documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e a realidade concreta da creche e pré-escola investigadas. Conclui-se que a consolidação de práticas pedagógicas alinhadas ao direito das crianças à infância requer melhores condições estruturais, formação continuada dos profissionais e uma gestão comprometida com a integralidade do desenvolvimento infantil. |
| Abstract: | This final project analyzed legal documents from the Ministry of Education (MEC) about education and care, as well as pedagogical practices in early childhood education. Therefore, it presents a qualitative experience report study conducted in a Pre-K II class with children aged 5 to 6 at a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) in João Pessoa, Paraíba. Based on analytical categories, it was possible to identify aspects that compromise the effective implementation of the education and care binomial. These included the institution's precarious infrastructure, the centrality of the classroom as the sole space for experience and learning, the lack of outdoor play, and the inadequate nutrition for children. The results reveal a gap between what is proposed in the official documents, such as the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education, and the reality observed in daycare and preschool settings. The study concludes that the consolidation of pedagogical practices aligned with children's right to childhood requires better facilities, continued professional training, and committed management to the integrality of child development. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Cuidado Prática pedagógica - brincar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36725 |
| Data do documento: | 6-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FAFS03122025.pdf | 974,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
