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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3673
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Juliana Agustinho dos-
dc.date.accessioned2018-03-08T14:12:55Z-
dc.date.available2014-03-24-
dc.date.available2018-03-08T14:12:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3673-
dc.description.abstractThis work has as main shaft a foundation in bringing to light some considerations about the playfulness until the age of six. From Vygotsky and other theorists, we sought the play is one of the fundamental activities developed for the identity and autonomy of the developing human being. The way a child plays, reflects their way of thinking and feeling. Playing is one of the fundamental activities for the development of identity and autonomy. In play children can develop some important skills, such as attention, imitation, memory and imagination. So that children can develop and exercise their ability to create is essential that there is richness and diversity, the experiences that are offered. Concern about childhood and school that gives our children is the starting point and the focus of interest of this study. This paper assumes that children have feelings, ideas, desires and expectations that are able to express them and effectively express them since there are those who want to listen to them and take into account. It considers that these acts of their assign meaning to experience that ultimately guide their conduct. Finally, it is based on the idea that there are social realities that only from the point of view of children and their specific universes can be discovered, seized and analyzed, among these is one of the institutions created by the adult society for socializing their members, including the "small": the school .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-08T14:12:55Z No. of bitstreams: 1 JAS24032014.pdf: 632714 bytes, checksum: b436beddb4d0e3be38f84f5205b707fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-08T14:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAS24032014.pdf: 632714 bytes, checksum: b436beddb4d0e3be38f84f5205b707fa (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância da ludicidade no desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos-
dc.description.resumoEste trabalho tem como eixo principal uma fundamentação em trazer à luz algumas considerações acerca da ludicidade até os seis anos de idade. A partir de Vygotsky e outros teóricos, buscou-se que o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A maneira como uma criança brinca, reflete na sua forma de pensar e sentir. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para que as crianças possam desenvolver e exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade, nas experiências que lhes são oferecidas. A preocupação acerca da infância e da escola que se oferece às nossas crianças é o ponto de partida e o foco de interesse do presente estudo. O presente trabalho parte do pressuposto de que as crianças têm sentimentos, ideias, desejos e expectativas que são capazes de expressá-los e que efetivamente os expressam desde que haja quem os queira escutar e ter em conta. Considera, ainda, que estes seus atos de atribuir sentido ao que vivenciam acabam por dirigir sua conduta. Finalmente, apoia-se na ideia de que há realidades sociais que só a partir do ponto de vista das crianças e dos seus universos específicos podem ser descobertas, apreendidas e analisadas; dentre estas está uma das instituições criadas pela sociedade adulta par a socialização de seus membros, incluindo os “pequenos”: a escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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