Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36762
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, CARINA FLÁVIA PESSOA DA-
dc.date.accessioned2025-12-09T11:28:05Z-
dc.date.available2025-12-05-
dc.date.available2025-12-09T11:28:05Z-
dc.date.issued2025-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36762-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the growing interest in South Korean cuisine in Brazil, a phenomenon stimulated by the global diffusion of cultural products, particularly television dramas known as K-dramas, which are part of the so-called Korean Wave (Hallyu). The main objective was to understand how these audiovisual productions affect the percepicion, interest, and consumption of traditional Korean dishes in Brazil. To this end, a qualitative and exploratory methodology was adopted, examining academic articles, books, and news reports. The results highlight that k-dramas are the primary driver of gastronomic interest, particularly among young, female audiences. This influence is reflected in measurable consumer behaviors, such as the significant increase in online searches for restaurants and recipes, as well as the inclusion of Korean dishes in daily routines, a process intensified by digital platforms. The influence of K-dramas goes beyond entertainment, changing the landscape in Brazil and converting food consumption into a meaningful experience of symbolic connection and cultural identity. This affirms the role of audiovisual media as an agent of cultural globalizationpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Pereira (rodrigo@ctdr.ufpb.br) on 2025-12-09T11:28:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CFPS05122025.pdf: 5886812 bytes, checksum: 9bc43288aaf353938f231b67a8e476cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-09T11:28:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CFPS05122025.pdf: 5886812 bytes, checksum: 9bc43288aaf353938f231b67a8e476cd (MD5) Previous issue date: 2025-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectK-dramaspt_BR
dc.subjectGastronomia Sul-Coreanapt_BR
dc.subjectPráticas de Consumopt_BR
dc.subjectHallyupt_BR
dc.subjectSoft Powerpt_BR
dc.titleDO STREAMING A MESA: A INFLUÊNCIA DE DORAMAS NA POPULARIZAÇÃO DA GASTRONOMIA SUL-COREANA NO BRASILpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, CRISTIANE BEZERRA LIBÓRIO-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915413995128385pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478721798780778pt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou compreender o aumento do interesse pela culinária sul-coreana no Brasil, um fenômeno que tem sido estimulado pela difusão global dos produtos culturais, em particular os dramas televisivos conhecidos como K-dramas, que integram a chamada Onda Coreana (Hallyu). Nosso principal objetivo foi compreender como essas produções audiovisuais podem afetar a maneira como as pessoas percebem, se interessam e começam a consumir pratos tradicionais coreanos no Brasil. Para isso, adotamos uma metodologia qualitativa e exploratória, examinando artigos acadêmicos, livros e matérias jornalísticas. Os resultados destacam que os doramas são o motivo principal de interesse gastronômico, afetando principalmente um público jovem e feminino. Essa influência se reflete em comportamentos de consumo mensuráveis, como o crescimento significativo nas pesquisas online por restaurantes e receitas, além da inclusão de pratos coreanos na rotina diária, processo que é intensificado por plataformas digitais. A influência dos k-dramas vai além do entretenimento, alterado o cenário no Brasil e convertendo o consumo de alimentos em uma experiência significativa de conexão simbólica e identidade cultural. Isso afirma o papel da mídia audiovisual como agente da globalização cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFPS05122025.pdf5,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons