Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36792
Tipo: TCC
Título: Ensino de quimica para estudante com TDAH refletindo estragias docentes
Autor(es): Souto, Isabeli Cristine Alves
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Primeiro Coorientador: Silva, Quézia Raquel Ribeiro da
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que pode impactar significativamente o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em disciplinas que exigem atenção, raciocínio abstrato e lógico, como a Química. Essa condição demanda que os professores adotem estratégias diferenciadas para favorecer a atenção, a concentração e o engajamento dos estudantes. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias docentes utilizadas no ensino dessa disciplina para estudantes com TDAH. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, envolvendo seis professores de Química da rede pública estadual de ensino da cidade de Areia-PB. Os dados foram obtidos por meio de conversas, conduzidas presencialmente e virtualmente, gravadas e posteriormente transcritas, sendo a pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo e revelou fragilidades na formação docente quanto à inclusão de estudantes com TDAH, bem como uma distância entre os documentos legais e as práticas pedagógicas efetivas. Apesar dessas limitações, observamos que os professores desenvolvem estratégias diversificadas e flexíveis, como o uso de recursos visuais, atividades experimentais, linguagem acessível e ajustes no ritmo das aulas, buscando favorecer a aprendizagem e a participação dos alunos. Concluímos que a inclusão de estudantes com TDAH no ensino de Química requer o fortalecimento da formação continuada, apoio institucional e o reconhecimento da diversidade como princípio fundamental das práticas educativas.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurological condition that can significantly impact the teaching-learning process, especially in subjects that require great attention, abstract and logical reasoning, such as Chemistry. This condition requires teachers to adopt differentiated strategies to promote student attention, concentration, and engagement. This study aimed to analyze the teaching strategies to teach Chemistry to students with ADHD. The research adopted a qualitative, descriptive approach, with six Chemistry teachers from the state public school system in the city of Areia-PB, Brazil. Data were acquired through conversations, conducted both in person and virtually, which were recorded and subsequently transcribed. The research was approved by the Research Ethics Committee Involving Human Subjects. Data analysis followed the principles of Content Analysis and showed weaknesses in teacher training regarding the inclusion of students with ADHD, it also revealed gaps between legal documents and effective pedagogical practices. Despite these limitations, we observed that teachers develop diverse and flexible strategies, such as the use of visual resources, experimental activities, accessible language, and adjustments according to the class, aiming to aid the learning and participation of the students. We concluded that the inclusion of students with ADHD in Chemistry education requires strengthening continuing teacher education, institutional support, and the recognition of diversity as it is a fundamental principle of educational practices.
Palavras-chave: Estratégias pedagógicas
Inclusão escolar
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36792
Data do documento: 30-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICAS11122025 MQ110.pdf850,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons