Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3681
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação de professores para a educação inclusiva: desafios e perspectivas
metadata.dc.creator: Nascimento, Lizanka Maria Nóbrega do.
metadata.dc.contributor.advisor1: Hermida, Jorge Fernando
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho intitulado: “A formação de professores para a Educação Inclusiva: desafios e perspectivas”, cujo objetivo principal foi analisar as implicações da formação inicial e continuada dos professores da Educação Infantil de uma creche do Município de Campina Grande-PB, para o redimensionamento das práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva nos possibilitaram conhecer o fenômeno in loco e assim construir conhecimento a respeito da temática. Esta investigação foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa de cunho descritiva, obedecendo aos seguintes procedimentos e técnicas: pesquisa bibliográfica, observação livre e questionário com questões abertas. Buscamos uma inter-relação com autores como Mantoan (2006), Mesquita (2007), Mittler (2003), Bueno (1999) e a legislação que versa sobre a temática, bem como os documentos oficiais. Analisamos os discursos e as práticas dos professores da Educação Infantil em relação ao processo de inclusão, objetivando compreender as implicações da formação inicial e continuada para o redimensionamento da prática desses profissionais. A investigação revelou que os professores não se sentem preparados para atuar na educação inclusiva, argumentando que a formação inicial não foi suficiente, bem como não foi construído conhecimentos satisfatório para que eles pudessem desenvolver uma prática efetiva de trabalho com as crianças com necessidades especiais. No entanto, os professores também afirmam que não é somente a formação que irá possibilitar o redimensionamento dessa prática para assim efetivar a inclusão, na opinião deles é preciso uma mudança de concepção de ensino, aprendizagem e até mesmo de vida, mais sensibilidade, mais abertura dos profissionais, para assim mobilizar os saberes e contribuir com o processo inclusivo verdadeiramente.
Abstract: This work entitled: "The training of teachers for inclusive education: challenges and perspectives", whose main objective was to analyze the implications of initial and continuing training of teachers from kindergarten to a nursery in the city of Campina Grande, for resizing of teaching practices in inclusive education perspective allowed us to explore the phenomenon in situ and thus build knowledge about the subject. This research was conducted from a qualitative approach of descriptive, according to the following procedures and techniques: literature review, observation, and questionnaire with open questions. We seek an interrelationship with authors like Mantoan (2006), Mesquita (2007), Mittler (2003), Bueno (1999) and the legislation that deals with the theme, as well as official documents. We analyze the discourses and practices of teachers from kindergarten in relation to the inclusion process in order to understand the implications of initial and continuing training for resizing the practice of these professionals. The research revealed that teachers do not feel prepared to work in inclusive education, arguing that the initial training was not enough, and was not built satisfactory knowledge so that they could develop an effective practice in working with children with special needs. However, teachers also claim that it is not only the training that will allow resizing of this practice so as to effect the inclusion, in their opinion it is necessary to change the design of teaching, learning and even of life, more sensitivity, more openness professionals, so as to mobilize the knowledge and contribute to the process truly inclusive.
Keywords: Inclusão
Educação Infantil
Formação de professores
Inclusion
Early Childhood Education
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3681
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMN01102013.pdf566,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.