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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36824| Tipo: | TCC |
| Título: | A ludicidade como metodologia inclusiva na educação infantil: uma experiência no projeto aponte. |
| Autor(es): | Felix, Maria Luiza Carneiro de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
| Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender o uso da ludicidade como metodologia inclusiva na Educação Infantil. E, por objetivos específicos, os seguintes: analisar o universo pedagógico dos jogos e brincadeiras; analisar o papel da ludicidade nas orientações nacionais para a Educação Infantil; avaliar o desenvolvimento de habilidades básicas em crianças pequenas, por meio dos jogos e brincadeiras. Para atender a esse fim, fez-se uso de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, baseada na revisão bibliográfica tendo por base as ideias de Piaget, (2008) e Vygotsky (2007), Kishimoto (2004) dentre outros, além das Diretrizes curriculares nacionais para a Educação infantil (2009), os Parâmetros Nacionais para a qualidade na Educação Infantil (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) para esse nível de ensino. Essa etapa foi seguida de uma pesquisa-ação, realizada no Projeto Aponte, instituição do terceiro setor, onde a autora desenvolve atividades ligadas ao projeto de pesquisa do programa de incentivo às licenciaturas, da UFPB. Nas intervenções realizadas, foi utilizado um repertório de jogos e brincadeiras com fins pedagógicos, e sua aplicação se deu dentro da perspectiva didática inclusiva, tendo por premissa a participação de todas as crianças. Participaram da pesquisa um grupo de quatorze (14) crianças matriculadas na instituição, com idades entre 3-6 anos de idade, com e sem necessidades específicas de aprendizagem. As atividades foram inseridas na rotina da instituição e desenvolvidas pela pesquisadora com a cooperação dos demais profissionais, de segunda a sexta-feira, durante o período de março a setembro do ano em curso. E os resultados revelaram que, ao fazer uso da ludicidade, especialmente de jogos e brincadeiras, é possível adotar uma perspectiva metodológica inclusiva e, com isso, promover diferentes aprendizagens nas crianças, desenvolvendo habilidades e competências inerentes à infância, de modo mais efetivo e prazeroso, mas, que tal resultado depende da mediação do professor. |
| Abstract: | The present research aimed to understand the use of playfulness as an inclusive methodology in Early Childhood Education. And, for specific objectives, the following: to analyze the pedagogical universe of games and play; to analyze the role of playfulness in the national guidelines for Early Childhood Education; evaluate the development of basic skills in young children, through games and play. To meet this end, an exploratory qualitative research was used, based on a bibliographic review based on the ideas of Piaget, (2008) and Vygotsky (2007), Kishimoto (2004) among others, in addition to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), the National Parameters for Quality in Early Childhood Education (2006) and the National Common Curriculum Base (2017) for this level of education. This stage was followed by action research, carried out at the Aponte Project, a third sector institution, where the author develops activities related to the research project of the incentive program for teaching degrees, at UFPB. In the interventions carried out, a repertoire of games and games for pedagogical purposes was used, and its application took place within the inclusive didactic perspective, having as a premise the participation of all children. A group of fourteen (14) children enrolled in the institution, aged between 3 and 6 years old, with and without specific learning needs, participated in the research. The activities were inserted into the institution's routine and developed by the researcher with the cooperation of the other professionals, from Monday to Friday, during the period from March to September of the current year. And the results revealed that, by making use of playfulness, especially games and play, it is possible to adopt an inclusive methodological perspective and, with this, promote different learning in children, developing skills and competencies inherent to childhood, in a more effective and pleasurable way, but that such a result depends on the mediation of the teacher. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Brincadeiras Jogos Ludicidade BNCC |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36824 |
| Data do documento: | 3-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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