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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36825| Tipo: | TCC |
| Título: | Corpo que aprende: a importância das atividades de movimento na educação infantil. |
| Autor(es): | Silva, Camila de França Costa |
| Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar a utilização das atividades de movimento na Educação Infantil, considerando seu potencial para promover o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, buscou-se identificar os principais benefícios dessas práticas para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças, explorar os desafios enfrentados pelos/as professores/as na implementação dessas atividades e compreender os recursos e formações necessários para apoiar a integração dessas atividades no cotidiano escolar. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, articulando teoria e prática, por meio de estudo bibliográfico e pesquisa de campo realizada em uma Creche Municipal do município de Bayeux/PB. Foram aplicados questionários com cinco professoras atuantes nas turmas do Infantil I ao Infantil V, com observação direta das práticas pedagógicas e da interação das crianças durante atividades de movimento, como brincadeiras, circuitos motores, jogos corporais e dança. Os resultados indicaram que as docentes reconhecem a centralidade do movimento para o desenvolvimento integral, destacando benefícios motores, cognitivos, sociais e afetivos. Observou-se que, embora todas incluam atividades de movimento diariamente, surgem desafios relacionados à diversidade de habilidades das crianças, engajamento, recursos materiais e espaço adequado. As professoras apontaram ainda que o apoio institucional e a formação continuada são fundamentais para a efetividade das práticas. Em síntese, este estudo evidencia que o movimento não se restringe a ações físicas, mas constitui um instrumento pedagógico capaz de integrar aprendizagem, socialização, expressão de emoções e autonomia, reafirmando sua importância como elemento central na Educação Infantil. Os achados contribuem para refletir sobre práticas pedagógicas que valorizem o corpo e o movimento, promovendo experiências significativas e o desenvolvimento integral das crianças. |
| Abstract: | This study aimed to investigate the use of movement activities in Early Childhood Education, considering their potential to promote the holistic development of children. The objectives were to identify the main benefits of these practices for children’s physical, cognitive, and social development, to explore the challenges faced by teachers in their implementation, and to understand the resources and training needed to support their integration into everyday school life. The research adopted a qualitative approach, combining theory and practice, through a bibliographic study and field research conducted in a Municipal Daycare Center in the city of Bayeux/PB. Questionnaires were applied to five teachers working with groups from Preschool I to Preschool V, along with direct observation of pedagogical practices and children’s interactions during movement activities, such as play, motor circuits, body games, and dance. The results indicated that teachers acknowledge the centrality of movement for integral development, highlighting motor, cognitive, social, and affective benefits. It was observed that, although all teachers include daily movement activities, challenges arise related to the diversity of children’s abilities, engagement, material resources, and adequate space. Teachers also emphasized that institutional support and continuous training are essential for effective practices. In summary, this study demonstrates that movement is not limited to physical actions but serves as a pedagogical tool that integrates learning, socialization, emotional expression, and autonomy, reaffirming its importance as a central element in Early Childhood Education. The findings contribute to reflections on pedagogical practices that value the body and movement, fostering meaningful experiences and the holistic development of children. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Práticas pedagógicas Movimento Desenvolvimento integral |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36825 |
| Data do documento: | 6-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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