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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36828Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Yngrid Samara Souza Cardoso de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-15T10:23:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-11 | - |
| dc.date.available | 2025-12-15T10:23:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36828 | - |
| dc.description.abstract | Alphabetization and literacy are fundamental processes for the educational and social development of all individuals, especially in the early years of Elementary School. It is during this period that the foundation is established for the formation of critical readers and writers capable of interacting with different language practices in school and social contexts. Therefore, for effective pedagogical practices in alphabetization and literacy to be implemented, it is essential that the initial training of teachers offers adequate theoretical and methodological depth. In this sense, the Pedagogical Course Projects (PPCs) of Pedagogy programs play a central role in the construction of this knowledge, as they organize the curriculum in general and the formative contents adopted in the course. From this perspective, the main objective of this work is to analyze whether the PPCs of the in-person pedagogy courses at the UFPB campuses (João Pessoa, Bananeiras, and Mamanguape) address the theoretical and practical concepts of Alphabetization and Literacy. This monograph followed a qualitative methodological path, through documentary research and content analysis. Finally, from the analyses, it was possible to conclude that, of the three campuses investigated, the Mamanguape and Bananeiras campuses, whose versions are more current and recent, feature exclusive disciplines to address alphabetization and literacy, both practically and conceptually. Meanwhile, the João Pessoa campus, whose current version is more than two decades old, addresses such concepts and practices in a transversal and non-explicit manner, which can affect the training of future pedagogy teachers. In this sense, although the curricula present these concepts, it is necessary, in a Pedagogy program, for there to be specific disciplines on alphabetization and literacy in the curriculum to ensure adequate initial teacher training. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-11T21:50:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YSSCA11122025.pdf: 3912716 bytes, checksum: d33600409601be5ad50447d79b87ee0c (MD5) | en |
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| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-15T10:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YSSCA11122025.pdf: 3912716 bytes, checksum: d33600409601be5ad50447d79b87ee0c (MD5) Previous issue date: 2025-10-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPC) | pt_BR |
| dc.title | Alfabetização e letramento nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia presencial dos campi da Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brunieri, Hermes Talles dos Santos | - |
| dc.description.resumo | A alfabetização e o letramento são processos fundamentais para o desenvolvimento educacional e social de todos os indivíduos, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É nesse período que se estabelece a base para a formação de leitores e escritores críticos, capazes de interagir com diferentes práticas de linguagem no contexto escolar e social. Diante disso, para que práticas pedagógicas eficazes em alfabetização e letramento sejam implementadas, é fundamental que a formação inicial dos professores ofereça um aprofundamento teórico e metodológico adequado. Nesse sentido, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Pedagogia desempenham papel central na construção desses conhecimentos, uma vez que eles organizam o currículo de modo geral e os conteúdos formativos adotados no curso. Sob esse viés, o objetivo geral deste trabalho consta em: analisar como os PPC dos cursos de pedagogia presenciais dos campi da UFPB (João Pessoa, Bananeiras e Mamanguape) abordam os conceitos teóricos e práticos de Alfabetização e Letramento, como objetivos específicos, buscou-se: a) Conceituar Alfabetização e Letramento; b) Identificar no PPC dos cursos de pedagogia dos Campi da UFPB, quais falam sobre Alfabetização e Letramento; c) Discutir a importância de componentes curriculares que tratam sobre Alfabetização e Letramento nos PPC’s do curso de pedagogia, para a formação de pedagogos. A partir disso, essa monografia teve como caminho metodológico o paradigma qualitativo, através de uma pesquisa documental e análise de conteúdo. Por fim, a partir das análises, foi possível concluir que, dos três campi investigados, os campi de Mamanguape e de Bananeiras, cujas versões são mais atuais e recentes, trazem disciplinas exclusivas para tratar da alfabetização e letramento, prática e conceitualmente, enquanto o campus de João Pessoa, cuja versão atual possui mais de duas décadas, tais conceitos e práticas são tratadas de forma transversal e não explícita, o que pode afetar a formação de futuros professores pedagogos. Nesse sentido, embora os currículos apresentem esses conceitos é preciso, em um curso de Pedagogia, que haja disciplinas específicas sobre alfabetização e letramento na grade curricular para garantir uma formação docente inicial adequada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| YSSCA11122025.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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