Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3683
metadata.dc.type: TCC
Title: O professor e o ensino da leitura na educação infantil
metadata.dc.creator: Santana, Samuel Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cristiane Sousa de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica e teve como objetivo geral: analisar o processo pedagógico do ensino da leitura na Educação Infantil. Para tanto, foram elaborados os seguintes específicos: conhecer as metodologias aplicadas ao ensino da leitura na Educação Infantil; elucidar a relação entre a leitura e a escrita na Educação Infantil; identificar as dificuldades enfrentadas pelo professor da Educação Infantil para a prática do ensino da leitura nesta etapa da educação. As crianças que vivem em um ambiente rico em experiências de leitura e escrita, não só são motivadas para ler e escrever, mas, começam desde pequenas a refletir sobre as características dos diferentes textos que circulam ao seu redor, sobre seus estilos, usos e finalidades. O interesse por esse objeto de estudo partiu de inquietações pessoais e a elaboração do trabalho envolveu a escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar, formulação do problema, elaboração do plano provisório de assunto, busca das fontes, leitura do material, fichamento, organização lógica do assunto e redação do texto. Na execução deste trabalho foi colocado em prática, o planejamento prévio de aproximar o campo de estudo, ou seja, o recorte, a delimitação teórica e empírica que fiz no meu estudo. Nos estudos teóricos foram realizados processos de leitura e fichamento das informações para depois analisar, discutir e interpretar para após realizar a análise e interpretação das leituras, iniciar a redação do trabalho visando a sua comunicação. Fica claro nessa pesquisa que o professor da Educação Infantil deve criar situações didáticas em que as crianças leiam antes de aprenderem a ler convencionalmente. Para isso, devem planejar atividades de leitura, em que coloque as crianças a refletirem sobre o conhecimento que já possuem, podendo observar a letra, inicial ou final, associar o som inicial ou final da palavra (como de seu nome ou de algum colega), estabelecendo semelhanças e diferenças entre elas.
Abstract: This work of completion is the result of a literature search and had as main objective is to analyze the pedagogical process of reading instruction in kindergarten . To this end, the following specific objectives have been developed : to know the methodologies applied to the teaching of reading in kindergarten; elucidate the relationship between reading and writing in kindergarten; identify the difficulties faced by the teacher from kindergarten to practice the teaching of reading in this stage of education . Children living in an environment rich in experiences of reading and writing are not only motivated to read and write , but start from small to reflect on the characteristics of different texts circulating around on their styles , uses and purposes . The object of interest in this study was based on personal concerns and preparation work involved the choice of topic , preliminary literature survey , problem formulation , preparation of the interim plan subject , search for sources , reading material, BOOK REPORT , logical organization of subject , and redaction . In implementing this work was put into practice , prior planning to approach the field of study , ie , the cut , the theoretical and empirical delineation I did in my study . In theoretical studies and reading processes BOOK REPORT of the information and then analyze , discuss and interpret for after performing the analysis and interpretation of readings , start writing the work aiming at their reporting were performed . It is clear in this research that the professor of Early Childhood Education must create teaching situations in which children read before they learn to read conventionally . To do so , should plan reading activities , in which places children to reflect on the knowledge they already possess and can observe the letter , initial or final associate the end of the initial sound or word (such as your name or a colleague ) establishing similarities and differences between them.
Keywords: Leitura
Escrita
Professor
Educação Infantil
Reading.Writing
Teacher
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3683
Issue Date: 12-Nov- 30
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMS20032014.pdf333.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.